PORTO: Monumento vandalizado na Praça do Império
O monumento que se encontra na Praça do Império foi vandalizado. A Câmara Municipal do Porto garantiu que procederá à limpeza da estátua esta quinta-feira.
Em comunicado, a Câmara Municipal do Porto informou que o ato de vandalismo ocorreu nos dias que se seguiram às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado no último domingo.
O monumento apareceu “pintado a vermelho e preto, com insultos aos personagens que representam profissões como o missionário, o comerciante, o agricultor, o militar e o médico, homenageando ainda a mulher e as armas nacionais”.
A estátua, que é património há 84 anos, foi executada e projetada por Sousa Caldas e Alferes Alberto Ponce de Castro, em 1934, e inaugurada em junho do mesmo ano, no Palácio de Cristal. O monumento foi construído para a Exposição Colonial e erguido como elogio ao esforço colonizador.
Na nota da Câmara do Porto, a autarquia apelou ao respeito pelo património da cidade, “independentemente do juízo de valor que cada um possa fazer do contexto histórico em que atos políticos ou outros tenham ocorrido”.