Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoPortuensesTrânsito

Esta rua vai passar a ter dois sentidos de trânsito

O anúncio foi feito, ao fim da tarde desta terça-feira, por Manuel Paulo Teixeira, diretor municipal da mobilidade e transportes, numa sessão de esclarecimento acerca da empreitada de requalificação que está prestes a começar.

A Rua de Camões, no centro do Porto, vai ter dois sentidos de trânsito a partir do viaduto de Gonçalo Cristóvão.

A adoção de duplo sentido de circulação na Rua de Camões e também na Rua de Damião de Góis tem por objetivo aumentar a capacidade de escoamento do trânsito a partir do centro da cidade, criando uma alternativa à Rua de Faria de Guimarães. Entrará em vigor após a realização de uma empreitada de beneficiação nestas artérias e adjacentes, que se inicia na próxima terça-feira, dia 26 de março.

A obra vai ser dividida em quatro fases e visa, essencialmente, a implementação de um novo esquema de circulação de trânsito, que contrarie o congestionamento crónico de algumas artérias da zona central do Porto.

Com a introdução do duplo sentido na Rua de Camões, a partir do viaduto de Gonçalo Cristóvão, e na Rua de Damião de Góis, entre a Rua de São Brás e a Rua de Antero de Quental, o Município pretende induzir a adoção de novos comportamentos junto dos automobilistas.

O eixo da Rua de Camões terá como destino privilegiado a zona Norte/Amial e Poente/Boavista (via Constituição), enquanto que a Rua de Faria Guimarães terá como destino indicado a zona Norte/VCI-Asprela e Nascente/Marquês-Antas.

Prevê-se, com esta mudança, a redução de cerca de 30% no volume de tráfego na Rua de Faria Guimarães, contribuindo-se desta forma para uma maior fluidez neste eixo e, consequentemente, menos congestionamento e menor sinistralidade rodoviária.

Primeira fase da obra avança na Rua de Damião de Góis

A empreitada de “Beneficiação das Ruas de São Brás, Damião de Góis, Camões e outras” é gerida pela GO Porto – Empresa Municipal de Gestão e Obras do Porto e tem uma duração prevista de 240 dias.

A intervenção incidirá, sobretudo, na realização de acertos pontuais nas zonas de passeio e na substituição integral do pavimento da faixa de rodagem.

A primeira fase da empreitada, que arranca a dia 26 de março, decorre na Rua de Damião de Góis, entre as ruas de São Brás e de Antero de Quental, contemplando, ainda, mais duas artérias: a Rua de João Pedro Ribeiro, no troço entre a Rua de São Brás e a Travessa da Sra. da Conceição; e a Rua de São Brás, no eixo que vai desde a Rua de Damião de Góis até à Travessa de Antero de Quental.

As obras vão decorrer em período diurno, com exceção da pavimentação nos cruzamentos e das pinturas na Rua de Antero de Quental, que serão realizadas em período noturno. A circulação de trânsito manter-se-á ativa, procurando minimizar-se o impacto das intervenções com alguns desvios de trânsito assinalados no local.

Após a conclusão da primeira fase da obra, a empreitada avançará para a Rua de Camões (segunda e terceira fases). Já a quarta e última fase da empreitada, que à semelhança das restantes será oportunamente comunicada, incidirá na Rua de Antero de Quental.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial