Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoEventos

Porto: centro histórico em festa com 53 atividades gratuitas

O Porto celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos no próximo sábado, 30 março, com um programa repleto de iniciativas, todas de acesso gratuito. As atividades começam logo pela manhã e duram até ao final da noite com oficinas, visitas e muitos espetáculos de dança e teatro para assistir.

O Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se oficialmente a 28 de março mas já há alguns anos que no Porto é celebrado no sábado mais próximo da data, para que um número maior de pessoas possa desfrutar das comemorações. Recorde-se que o Centro Histórico do Porto é Património Mundial pela UNESCO desde 1996.

Em colaboração com Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico, a autarquia portuense tem procurado envolver nesta festa um número cada vez maior de entidades, tanto públicas como privadas. Este ano serão 36 as que contribuem com atividades para o programa, que se estende desde as oito da manhã até às dez da noite. Todas as 53 propostas são gratuitas, embora algumas pressuponham inscrição.

Públicos de todas as idades, sejam residentes, habitantes temporários ou turistas, estão convidados a participar. Para toda a família haverá oito oficinas abertas, do trabalho com azulejo ao teatro, cinco das quais no Palácio das Artes. Um pedipaper animará as ruas entre a Cordoaria e o novo Museu do Vinho do Porto, na Ribeira, onde serão exibidos dois filmes sobre barcos rabelos.

Cenários históricos como a Igreja de São Bento da Vitória ou a Sé Catedral vão acolher concertos. Haverá dança no interior e teatro na praça.
Museus, monumentos e outras instituições vão abrir as portas ao público, que terá também à disposição vários percursos ao ar livre. Pela antiga Muralha Primitiva do Porto, por exemplo, decorrerá um passeio com exploração de vestígios arquitetónicos, segredos e histórias da cidade, terminado com petiscos.

O dia será também para refletir, debater e apontar caminhos coletivamente, em três palestras que analisam a renovação e reabilitação urbanas, o turismo, a governança e a população.

A jornada encerra com um espetáculo de rua intitulado “O Baile dos Candeeiros”. Concebida pela Companhia Radar 360 e produzido pela PortoLazer, esta encenação inspira-se em rituais e tradições que remontam ao final dos anos 60. Será apresentada no Campo dos Mártires da Pátria, nas traseiras da Reitoria da Universidade do Porto, pelas 21,30 horas.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial