Tens ideias originais para uma “Delícia do Porto”? Concurso oferece prémio de 10 mil euros

Tens ideias originais para uma “Delícia do Porto”? Concurso oferece prémio de 10 mil euros post thumbnail image

A criação de um doce identitário do Porto está na base de um concurso que quer reunir ideias originais ou inovações de pastelaria e que vai atribuir um prémio de 10 mil euros.

[native-flash-radio token=’2JlanBxcHN1dmZvdGYvZHBuAQ==’ userinterface=’small’ backgroundcolor=” width=’100%’ height=’65px’ themecolor=’#f2db0c’ themefontcolor=’#ffffff’ startvolume=’100′ streamurl=’http://88.198.72.46:9848/’ streamtype=’shoutcast2′ streampath=’/live’ streamid=’1′ mountpoint=” radiouid=” apikey=” radiojar=” radioname=’NO AR – Radio Portuense’ scroll=’auto’ autoplay=’true’ useanalyzer=’fake’ analyzertype=’5′ usecover=’true’ affiliatetoken=’1000lIPN’ debug=’false’ ownsongtitleurl=” radiocover=’https://i.imgur.com/OcLxTda.jpg’ bordertopleft=’0′ bordertopright=’0′ borderbottomleft=’0′ borderbottomright=’0′ songgooglefontname=” songfontname=” titlegooglefontname=” titlefontname=” songinformationinterval=’5000′ streamprefix=” corsproxy=’php’ usestreamcorsproxy=’false’ ]

A responsável pela organização do concurso ‘Delícia do Porto’, Olga Domingues, disse à Lusa que o concurso é aberto a “pastelarias, confeitarias, ‘chefs’ pasteleiros ou de cozinha, associações, federações, bem como entidades privadas ou pessoas singulares” do distrito.

A ideia, segundo a promotora, já “vem de dezembro de 2016”, mas só agora, “após registar a marca ‘Delícia do Porto’, foram criadas as condições para o concurso”, que até 17 de maio estará aberto a candidaturas.

Não havendo limite de candidaturas, apenas os 20 aprovados pelo conselho de especialistas irão a concurso, sendo questão essencial que o doce “tenha alguma durabilidade, no mínimo três dias”, frisou Olga Domingues.

Numa segunda fase serão selecionados os 10 finalistas para escolha do “doce tradicional do Porto”, acrescentou a organizadora.

Ainda segundo o regulamento, a especialidade criada “deve conservar todas as propriedades organolépticas [características dos materiais que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, brilho, luz, odor, textura, som e sabor], e ser apresentada em doses individuais que não ultrapassem os 100 gramas”.

As 10 especialidades finais “irão ser disponibilizadas em vários estabelecimentos comerciais, a indicar em breve, para que o público as possa provar e votar através da aplicação ‘Delícia do Porto’, disponível no final de maio”, lê-se na nota de imprensa da organização.

O resultado desta votação terá um peso de 30% no apuramento do vencedor e será adicionada ao voto do júri na Grande Final, que terá lugar, em princípio, a 20 de junho, acrescentou Olga Domingues.

O vencedor receberá um prémio monetário de dez mil euros e a abertura para participar nos eventos, feiras nacionais e internacionais, onde a especialidade criada venha a ser promovida.

Related Post