Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoGastronomia

Guia gastronómico do Porto vence 2 prémios internacionais

O guia digital gastronómico do Porto — Porto Food Guide — venceu 2 prémios “Best in the World” na competição internacional Gourmand World Cookbook Awards 2019, cuja cerimónia de atribuição decorreu em Macau, no dia 4 de Julho. 

O guia escrito por Maria Sena e Bruno Carvalho arrecadou o primeiro prémio para Melhor Livro Digital à Venda, e o segundo prémio para Melhor Livro de Viagens Culinárias

Publicado em 2018, o Porto Food Guide tem como objectivo dar a conhecer o melhor da gastronomia da Invicta para visitantes de além-fronteiras. Serve primeiramente como uma introdução à gastronomia nortenha e seus costumes, reunindo de seguida mais de 110 espaços de restauração, comércio tradicional e bares a não perder. 

Fundados em 1995 por Edouard Cointreau, da família do mundialmente conhecido licor Cointreau, os Gourmand World Cookbook Awards atribuem anualmente uns dos mais prestigiados prémios mundiais da literatura gastronómica, sendo até referidos como os “Óscares” da especialidade. Esta competição elege os melhores livros editados a cada ano no ramo da gastronomia e bebidas, mas também as melhores editoras e websites.  

Juntamente com o Porto Food Guide, também outras 12 publicações portuguesas chegaram ao pódio na 24º edição destes prémios. A lista de completa dos vencedores poderá ser consultada em: https://www.cookbookfair.com/ 

Acerca dos autores:

Maria Sena e Bruno Carvalho são biólogos, nascidos e criados no Porto. No final de 2015, criaram Amass. Cook., um blogue dedicado à disseminação da gastronomia portuguesa e portuense. Em 2018, Amass. Cook. venceu o prémio de “Melhor Blogue de Promoção de Portugal em Língua Estrangeira” nos Blogger Travel Awards, atribuídos pela Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Em 2019, vence o prémio de “Projecto Digital do Ano” atribuído pela AHRESP (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).

O livro digital Porto Food Guide surgiu como uma extensão natural do trabalho elaborado no blogue, tendo sido lançado no final de Maio de 2018. O guia surge num formato digital de forma a ser facilmente adquirido por viajantes que planeiam em dar especial enfoque à gastronomia numa passagem pela Invicta. Para além de uma selecção dos melhores restaurantes, bares, mercados e comércio gastronómico da cidade, o livro propõe um enquadramento da história, ingredientes, pratos e costumes do Porto. 

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial