Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoPaísSaúdeSem categoriaVideo

Porto vai ter novo hospital para combater a covid-19

O SuperBock Arena / Pavilhão Rosa Mota vai ser, dentro de pouco mais de uma semana, o primeiro hospital especial para combater a epidemia de Covid-19 montado no Porto.

Os trabalhos começaram hoje em força e a unidade, que servirá de retaguarda aos Centros Hospitalares de São João e Universitário do Porto (Santo António), estarão terminados na próxima semana, podendo receber de imediato os primeiros doentes se para tal houver necessidade.

As instalações e camas deste “Hospital Porto.” estão a ser montadas pela Câmara do Porto com o apoio do Exército Português, destinando-se a receber doentes infetados com Covid-19 mas assintomáticos ou com sintomas ligeiros sem possibilidade de isolamento no domicílio. Poderão ser também usadas por doentes infetados e com necessidade de cuidados médicos devido a outras patologias. Servirão ainda para acolher doentes em fase de convalescença, após infeção por Covid-19.

A Câmara do Porto, com o Centro Hospitalar Universitário do Porto e o Centro Hospitalar de São João, são responsáveis pela logística e o Conselho Regional da Ordem dos Médicos ficará a seu cargo com a gestão hospitalar desta unidade que oferece condições excelentes relativamente aos normais hospitais de campanha.

Esta transformação do SuperBock Arena / Pavilhão Rosa Mota num hospital, em tempo recorde, permitirá aliviar a pressão sobre os dois principais hospitais públicos da cidade que têm estado na primeira linha de atuação à doença. A operação é possível graças à disponibilização do pavilhão por parte da Círculo de Cristal, concessionário do espaço recentemente reabilitado, após concurso lançado pela Câmara do Porto.

Inicialmente, o pavilhão estava reservado pelo Município para ser um dos centros de acolhimento dos idosos que tenham de ser deslocalizados dos lares da cidade que desde domingo estão a ser testados de forma sistemática. Contudo, a Diocese do Porto disponibilizou, entretanto, o Seminário de Vilar para esse efeito, que conjuntamente com a Pousada da Juventude, será suficiente para cumprir o programa de isolamento após os rastreios.

Na Pousada da Juventude e no Seminário, a Câmara do Porto conseguirá não apenas garantir melhor isolamento e conforto aos idosos que testem negativo para Covid-19, como liberta o Pavilhão instalado nos Jardins do Palácio de Cristal para a instalação de 300 camas hospitalares e poucos minutos do Hospital de Santo António.

Ontem chegaram a Portugal cinco mil kits de testes para Covid-19, oferecidos pela Fundação Fusun e pela Gestifute à Câmara do Porto, que irão dotar o Sistema Nacional de Saúde de mais capacidade para testar os cidadãos. Nos próximos dias chegarão ao Porto os primeiros de 50 ventiladores comprados pelo Município numa empresa tecnológica de Shenzhen (China), cidade geminada com o Porto, e que terão como destino os hospitais de São João e de Santo António. No âmbito da colaboração estabelecida com a Câmara de Cascais, cinco desses ventiladores seguirão para o hospital daquela cidade.

Em curso estão outras doações de material de proteção médica, oriundos de diversos empresários chineses no âmbito da colaboração estreita que a Câmara liderada por Rui Moreira mantêm com cidades geminadas com o Porto como Shenzhen, Xangai e Macau.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial