Plataforma de Comunicação Digital

Sem categoria

Projeto para descongestionar a VCI do Porto

Projeto tem intuito de evitar o pagamento noutras vias, nomeadamente a A41 e a A4.

No estudo sobre a VCI, recentemente concluído, foram identificadas 27 medidas distribuídas por três áreas temáticas: gestão de portagens, melhorias da infraestrutura e gestão da Infraestrutura.

No que respeita à gestão de portagens, foi proposta a eliminação de pórticos na A4, por forma a inibir o recurso à VCI como via de passagem e atravessamento. Desta forma, criam-se novas alternativas à circulação automóvel e irão permitir uma redução de tráfego, nomeadamente do tráfego de pesados.

Estão também identificadas melhorias de sinalização de orientação em vários pontos, inclusive melhorias das pinturas e inscrições de segregação de vias na aproximação e saídas dos nós.

 Foi proposto a instalação de painéis eletrónicos informativos de mensagem variável; o reforço de pórticos eletrónicos de informação e controlo de velocidade; a partilha de informação entre centros de comando e a partilha de dados de contagem de veículos e de acidentes.

Para além disso, está previsto o reforço da assistência à via em caso de acidente ou avaria; a criação de passagens de emergência e zonas de inversão para veículos de assistência e socorro; e a definição de planos integrados de desvio de tráfego em caso de emergência.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial