Plataforma de Comunicação Digital

EconomiaNorte de Portugal

Barcos turísticos estão de volta às águas do Douro

A atividade marítimo-turística está novamente autorizada na Via Navegável do Douro. Contudo, continua sujeita a algumas restrições.

Entre as limitações previstas conta-se a lotação até dois terços da capacidade máxima dos barcos.

Rui Manuel Santos, comandante da Capitania do Douro, referiu que as condições para as empresas marítimo-turísticas “são em tudo idênticas às que foram impostas” para outras atividades nesta segunda fase do desconfinamento.

Significa isto, que só podem navegar as embarcações que tenham uma área onde os passageiros possam circular igual ou inferior a 200 metros quadrados e com uma lotação limitada a dois terços da capacidade.

Os barcos turísticos que incluírem restaurante a bordo estão obrigados a cumprir com as restrições que foram impostas à restauração e similares, pelo que a refeição só pode ser feita ao ar livre e em esplanadas.

Algumas empresas já retomaram a atividade e outras preparam-se para colocar os motores a trabalhar.

Os operadores suspenderam a atividade em janeiro, quando entrou em vigor o confinamento imposto pela pandemia, mas outros já estavam paradas há mais tempo.

Face à covid-19, o ano de 2020 foi considerado difícil para os operadores marítimo-turísticos que passaram meses parados e perderam uma grande parte dos clientes, que vinham do exterior.

FONTE: Jornal Notícias

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial