Plataforma de Comunicação Digital

Sem categoria

Novo baloiço em Valongo alerta para a poluição do aterro

Com vista para o aterro de Sobrado, o baloiço quer chamar a atenção para os problemas ambientais que estão a afetar esta vila em Valongo.

Num dos pontos mais altos de Sobrado, a associação Jornada Principal criou o Baloiço do Vale da Cobra para promover o contacto com a natureza, valorizar a magnitude das paisagens de Sobrado e em simultâneo mostrar a obscenidade do aterro.

O aterro de Sobrado tem sido há vários anos contestado pela população que reclama das condições prejudiciais para a saúde. O aterro já recebeu resíduos industriais e perigosos como amianto, resíduos hospitalares, carcaças de animais, escórias com fósforo, lamas de descontaminação de solos e águas, resíduos de tratamentos químicos, entre outros.

Devido à poluição atmosférica, a população de Sobrado tem sofrido com os cheiros nauseabundos, mas também com pragas de insetos como baratas, moscas e mosquitos, e a contaminação das águas e dos solos, devido à infiltração nos lençóis freáticos.

A associação Jornada Principal, que tem alertado para a poluição que o aterro produz, lançou uma petição pública que pede o seu encerramento, “em prol da qualidade de vida de todos os cidadãos, e em defesa do meio ambiente”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial