Portugal atingiu recorde de 94 mil testes à Covid-19 num dia e total chega aos 10 milhões

Portugal atingiu na terça-feira um recorde de mais de 94 mil testes num dia, alcançando hoje cerca de dez milhões de diagnósticos feitos ao SARS-CoV-2, revelou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, em Leiria.

“Há dois dias tivemos um recorde de testes à covid-19: mais de 94 mil testes. Relembro que, no início de março de 2020, tínhamos pouco mais de dois mil testes. Atingimos dez milhões de testes hoje, em números redondos, e fazemos mais de 970 mil testes por milhão de habitantes” disse António Sales, após a inauguração das ampliações das unidades de ambulatório de Gastrenterologia e da Pneumologia do Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar de Leiria.

O governante explicou que a massificação de testagem nada tem a ver com um aumento de incidência da covid-19 em Portugal, mas estando “mais capacitados para enfrentar o problema de frente” é preciso “testar para encontrar” os casos positivos.

António Sales sublinhou ainda que durante o fim de semana foram vacinadas “mais de 180 mil pessoas”.

António Sales espera ainda que na próxima semana os portugueses já se possam inscrever para vacinação num ‘site’ criado para o efeito. “Muitas vezes estas questões tecnológicas têm algumas entropias, mas esperamos que sim [esteja pronto].”

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.060.859 mortos no mundo, resultantes de mais de 143,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.952 pessoas dos 832.255 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Fonte: Sapo

Notícias relacionadas