Plataforma de Comunicação Digital

Agenda Cultural

Cartaz Cultural – Semana 9 a 15 de junho

O cartaz cultural regressa para mais uma semana cheia de eventos e que se iniciam:

  • com o dia 9 de junho a apresentar “Euripides Laskaridis – Here Not Here”, a decorrer online a partir das 00h do dia 9 até às 23h59 do dia 10 de junho. Este evento tem uma duração de 20 minutos e está classificado para maiores de 12 anos.

“Here Not Here” é um minidocumentário sobre a peça “Elenit” que será apresentada no Teatro Rivoli nos dias 11 e 12 de junho. Este minidocumentário permite ao espectador entrar nos bastidores, passando pelos ensaios e camarins dos artistas que fazem parte deste evento.

  • De 9 a 13 de junho “Querido Luís”, no Teatro Sá da Bandeira pelas 21 horas nos dias 9, 10, 11 e 12 de junho e pelas 16h30 no dia 13 de junho. Este evento tem um preço de 7 euros, uma duração de 70 minutos e está classificado para maiores de 12 anos.

Trata-se de um agradecimento e ao mesmo tempo de uma despedida. Na verdade, trata-se de dois “Luís”. Um é Luís Vaz de Camões e o outro um ex-ator que devido a esta tempestade, se moveu para outros ventos.

  • Também no dia 9 de junho “Gala de Primavera”, no Teatro Sá da Bandeira, pelas 21 horas. O seu preço varia entre os 15 e os 20 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Este é um espetáculo de dança que transporta os espectadores, através de linguagens clássicas e contemporâneas, para um patamar de elevação e energia.

  • No Coliseu do Porto, no dia 9 também, pode assistir a “Cavalleria Rusticana” pelas 20 horas. Os seus preços variam entre os 10 e os 180 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

Considerada a primeira ópera verista italiana, corrente que introduz um maior realismo na narrativa, por oposição ao romantismo. “Cavalleria Rusticana” é uma ópera num ato onde o amor, a tradição e a vingança são os ingredientes principais.

  • “Clã” sobem ao Pavilhão Rosa Mota no dia 9 de junho, pelas 20 horas. O seu preço varia entre os 10 euros e os 18 euros.
  • Para terminar o dia 9 de junho “Moullinex”, pelas 19h30 na Casa da Música. O seu preço é de 17 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

“Moullinex” dirige um laboratório sonoro, guiando-nos com canções e vozes que exploram o universo pop.

  • De 10 a 12 de junho “Kastrokriola” no Mosteiro São Bento da Vitória pelas 19 horas. Este é um evento gratuito, classificado para maiores de 12 anos.

Esta é uma história que retrata o povo de cabo-verde através de uma mulher de futuro promissor no círculo do poder.

  • De 10 a 13 de junho “Perfil Perdido” no Teatro Carlos Alberto, pelas 19 horas nos dias 10, 11 e 12 e pelas 16 horas no dia 13 de junho. Este é um evento classificado para maiores de 14 anos.

Em escultura ou pintura, um perfil perdido é a representação de uma figura ligeiramente de costas, com o rosto de lado. Explora a relação de pais e filhos, abordando questões desse género, assim como a perceção e o condicionamento que são inerentes às experiências de descendência e ascendência.

  • No dia 10 de junho ainda “Concerto de órgão” pelas 19h30 na Casa da Música. Este evento tem um valor de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Programa que se completa com a música escrita no final do século XIX, por 3 conhecidos compositores-organistas de diferentes tendências.

  • O dia 10 de junho trás também algumas estreias nos cinemas, com “Ao Ritmo de Washington Heights”. Um musical onde os pequenos sonhos se tornam gigantes e as ruas se enchem de música.

“Chaos Walking – O Ruído”, um jovem vive num planeta distante do Novo Mundo, uma nova esperança para a humanidade, até ser atingido pelo “O Ruído”, uma infeção rara e perigosa que causou o inimaginável.

 “Demon Slayer – Comboio Infinito”, onde um grupo de amigos vai enfrentar um demónio a bordo do comboio infinito.

“Missão inesperada” – um ex-atirador de elite do exército quer simplesmente viver a sua vida junto à isolada fronteira dos EUA e do México. Porém, tudo muda após testemunhar a morte de uma emigrante. Por fim, “Espião inglês”, um thriller de espionagem baseado em factos verídicos que conta a história de um modesto empresário britânico recrutado para ajudar um dos maiores conflitos internacionais da história.


  • Nos dias 11 e 12 de junho “Euripides Laskaridis – Elenit” pelas 19h30 nos dois dias, no Rivoli. Este evento tem um valor de 12 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

“Elenit” é uma tragédia cómica com personagens reais, mas imaginárias para aquele exato momento. Explora o ridículo e a transformação para analisar a perseverança da humanidade perante o desconhecido.

  • Ainda no dia 11 “Understage – Solar Corona Elektrische Maschine – Lava” pelas 21 horas, no Rivoli, com um preço de 7 euros.

Este é um espetáculo inspirado no candeeiro de lava e na sua dinâmica. A banda desprende-se da bateria, guitarra e amplificadores enquanto ferramentas chave da música Rock, para abraçar a fundo a improvisação de instrumentos eletrónicos, digitais e analógicos.

  • De 13 a 20 de junho “3 porquinhos o musical” no Teatro Sá da Bandeira, pelas 11h30. O seu preço varia entre os 10 e os 12,50 euros e está classificado para maiores de 3 anos.


     
  • Ainda no dia 13 de junho “A fonte de Fontaine” pelas 10 horas na Casa da Música. Este evento tem um valor de 10 euros (criança mais adulto) e de 7, 50 euros (Segundo acompanhante).

Em 2021 comemora-se 400 anos do nascimento de Fontaine. Apontado por muitos como um dos pioneiros da escrita infanto-juvenil, escreveu dezenas de fabulas contadas de geração em geração.

  • No dia 14 de junho “Coro dos maus alunos + sopro”, pelas 20 horas no Coliseu do Porto. Este evento é para maiores de 6 anos e trata-se de uma turma que recebe um novo professor de filosofia. Tinha tudo para dar certo, até que os seus métodos invulgares começam a ser questionados e gera-se todo um pensamento à volta do ensino e da Liberdade.

  • Para terminar o Cartaz Cultural desta semana “Do Acontecimento – Isabel Babo” pelas 18h30 no Rivoli. Este evento é gratuito classificado para maiores de 6 anos.

A ideia de Acontecimento impõe-se para dar conta às forças que exercem formas históricas. Mas é apenas pela arte, pelo pensamento e pela técnica que responde ao Acontecimento. 

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial