Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCiênciaPaís

Foi visto em Portugal um eclipse parcial solar

Nesta quinta-feira, da parte da manhã, foi possível observar um eclipse parcial solar em todo o território português, sendo que o seu ponto máximo, no geral, terá acontecido por volta das 10h30.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa [OAL], durante esta manhã do Dia de Portugal, verificou-se um eclipse anular do sol, que ocorre quando a sombra da Lua encontrou-se sobre a Terra. A duração total destes eclipses em particular é da ordem dos 90 minutos.

No distrito do Porto o eclipse teve início às 9h48, com a fase máximo às 10h38, sendo que já terá terminado às 11h33. Em Coimbra o máximo foi às 10h36, em Lisboa verificou-se o máximo às 11h32 e em Faro foi às 10h29.

Aspeto da dase máximo do eclipse parcial solar visto do Porto

O OAL explica ainda que o fenómeno, na maioria do território nacional, é “pouco perceptível pois as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no continente e sendo 30% nos Açores e de 6% na Madeira”.

De forma a observar este acontecimento, mesmo que a alteração da luminosidade não seja perceptível, em todos estes eventos, é possível observar o Sol com o devido equipamento de segurança. Com especial aviso para as escolas.

Os cuidados a serem tomados nestas situações será a utilização de filtros solares oculares e apenas fazer a observação por períodos curtos.

FONTE: JN/OAL

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial