Câmara do Porto garante o reforço de apoio às duas corporações de bombeiros voluntários da cidade

Foi aprovada, esta segunda-feira, o apoio às duas corporações de bombeiros voluntários da cidade do Porto, com uma verba de 80 mil euros.

O executivo municipal da Câmara do Porto aprovou, esta segunda-feira, o apoio às corporações Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Portuenses. A verba será de 80 mil euros, dividida em partes iguais pelas duas corporações.

Esta proposta destaca o “papel de relevante interesse público” desempenhado pelas corporações, em conjunto com o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, “o que reforça a capacidade operacional de resposta no âmbito da proteção e socorro à cidade”, afirma Cristina Pimental, vereadora da Proteção Civil.

Apesar das duas associações serem pagas pelos serviços prestados, a proposta indica que se “assumem todas as despesas necessárias para assegurar uma disponibilidade permanente de recursos humanos e materiais 365 dias por ano, para participarem em ações de socorro nas respetivas áreas de atuação, sempre mediante acionamento do Centro de Gestão Integrada, caso a ocorrência o justifique”.

Relembra-se que, no final do mês de maio, o executivo portuense também aprovou a proposta de recomendação de revisão do Estatuto dos Bombeiros Profissionais, já enviada para o Governo.

Notícias relacionadas