Plataforma de Comunicação Digital

EducaçãoJustiça

Diretora pedagógica do Externato Ribadouro suspensa por inflação de notas

A directora pedagógica do Externato Ribadouro, no Porto, foi suspensa de funções, por ordem do Ministério da Educação, na sequência de um conjunto de processos disciplinares abertos pela Inspecção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) devido à prática de inflação de notas internas dos estudantes.

A notícia é avançada hoje pelo EXPRESSO, e refere-se a um processo de inquérito aberto em 2019 pela IGEC e cuja matéria apurada revela a falta de rigor do processo de avaliação das aprendizagens no Externato Ribadouro.

Relembre-se que o Externato Ribadouro é um espaço de ensino da cidade do Porto e que, por norma, aparece nos lugares cimeiros dos rankings das escolas que medem os resultados dos alunos do Secundário.

Segundo a IGEC, foram detetados problemas na acção da directora pedagógica do Ribadouro que se repetiram ao longo dos anos 2017/2018 e 2018/2019. Desde logo o facto de, em várias ocasiões, surgirem nas pautas dos alunos notas diferentes das que tinham sido aprovadas pelos Conselhos de Turma.

Como consequência da investigação, o colégio foi também condenado a fechar por um ano, mas a pena foi suspensa por dois.

No caso da suspensão de funções da diretora, as penas variam entre um mês e um ano, ou seja, a directora do Ribadouro recebeu a punição máxima prevista na lei.

Podes ler aqui artigo completo do EXPRESSO

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial