Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19

Bares afinal também reabrem Domingo

Os bares já vão poder reabrir a partir deste Domingo, estando obrigados às regras incutidas aos restaurantes para combater a pandemia da covid-19, reiterou o Governo.

Consultando informações disponibilizadas no portal do Governo https://covid19estamoson.gov.pt/, o Conselho de Ministros permitiu também a abertura dos bares, “sujeitos às regras da restauração”, nesta primeira fase do plano de levantamento gradual das restrições, aprovadas ontem.

Fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros afirma que os bares têm de actuar segundo as regras de limites de lotação e de ocupação dos espaços exigidas aos restaurantes.

Como tal, os utilizadores dos bares estão obrigados a, entre outras contingências, permanecer sentados e têm de respeitar os limites em torno do número de clientes por mesa.

Tal informação corrige a que foi ontem apresentada no final do Conselho de Ministros e proferida pelo primeiro-ministro, António Costa, (de que os bares iriam continuar encerrados na fase de levantamento de restrições que começa já este Domingo.

Consultando informações disponibilizadas no portal do Governo dedicado à pandemia, “os estabelecimentos de restauração e similares” passam, em 01 de agosto, a poder estar abertos até às 2:00 da madrugada e com “a regra do máximo de 6 pessoas por mesa no interior ou 10 pessoas nas esplanadas”.

“Os bares e outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo e os estabelecimentos de bebidas podem funcionar, com sujeição às regras estabelecidas para o setor da restauração e similares, desde que observem as regras e orientações em vigor e as especificamente elaboradas pela Direção-Geral da Saúde”, especifica a informação disponível no mesmo ‘site’.

Pensando Já na terceira fase do plano ontem aprovado pelo Conselho de Ministros, em Outubro, os bares “reabrem atividade habitual mediante apresentação de Certificado Digital COVID da UE ou de um teste com resultado negativo”, informou o Governo.

Também será nesta terceira fase que as discotecas reabrirão, com a mesmas regras dos bares.

As três novas fases de levantamento das restrições em vigor por causa da pandemia estão relacionadas com a taxa de vacinação esperada nas próximas semanas: 1 de Agosto (57% população vacinada), 5 de Setembro (71%) e Outubro (85%).

O primeiro-ministro confirmou que as medidas passarão a ter uma dimensão nacional, acabando as restrições em função do enquadramento de cada concelho.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial