Plataforma de Comunicação Digital

DesportoVideo

Medalhado Fernando Pimenta recebido de forma calorosa no aeroporto do Porto

Fernando Pimenta chegou ao início desta tarde ao aeroporto do Porto, regressado dos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde conquistou a medalha de bronze no K1 mil metros de canoagem.

À sua espera, o atleta de Ponte de Lima tinha a sua medalha mais valiosa, a filha Margarida.

Após conquistar a medalha de bronze em K1 1.000 metros nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, Fernando Pimenta aponta a novas conquistas no futuro e sente que ainda tem “muito para dar”.

“O meu combustível é a ambição de não estar satisfeito. Claro que fiquei contente com esta medalha de bronze, era algo que já andava à procura e a trabalhar para isso. Conseguir atingir este pódio é um marco importante. Acho que tenho ainda muito para dar ao desporto nacional e sinto-me capaz de continuar, nos próximos anos, a conquistar resultados e medalhas para Portugal”, afirmou.

Antes de rumar ao Porto, o atleta aterrou em Lisboa

O limiano, de 31 anos, foi recebido no aeroporto de Lisboa por alguns amigos, antes de efetuar nova viagem rumo ao Porto, onde espera abraçar a sua família e descansar um pouco, após um dia “extremamente cansativo”, em que “não deu para rever a regata”.

“Só hoje é que me apercebi o quão perto fiquei da prata. Acho que ainda não estou um bocado dentro da realidade, a sentir o peso da medalha. Não estou a tomar muito bem a consciência deste momento, de ter duas medalhas olímpicas. Na história já estava, através do currículo que tenho vindo a apresentar. Em termos de currículo olímpico, acho que ainda posso acrescentar alguma coisa”, sublinhou o canoísta luso.

Fernando Pimenta, que se tinha sagrado vice-campeão olímpico em Londres2012, em K2 1.000 metros, ao lado de Emanuel Silva, terminou a prova de K1 1.000 metros de Tóquio2020 em 3.22,478 minutos, atrás dos húngaros Balint Kopasz, novo recordista olímpico, com 3.20,643, e Adam Varga (3.22,431).

“O meu colega russo [Roman Anoshkin], que no Rio2016 ficou em terceiro, ficou fora das semifinais. O Josef Dostal [da República Checa], que tem sido um atleta regular no pódio, ficou em quinto lugar. Acho que trouxe à tona o que tinha dito no início, de que ia ser uma competição de bastantes nervos para muitos atletas. Ia vencer quem fosse mais rápido e conseguisse estar mais focado na competição”, disse Fernando Pimenta.

O limiano viajou de Tóquio para Paris, cidade que vai acolher a próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2024, onde fez escala até à capital portuguesa, sendo essa competição o seu plano “a longo prazo”, focando-se primeiro no campeonato do Mundo que se vai realizar de 16 a 19 de setembro, em Copenhaga, na Dinamarca.

“Se sou o atleta que sou hoje, é porque tenho objetivos a curto, médio e longo prazo. Com o campeonato do Mundo, tenho de manter o trabalho de forma regrada até lá. Até ao final desta semana, o treinador já me disse que me dava um bocadinho de ‘rédea solta’, não de descanso completo, pois o corpo tem de continuar em movimento, mas de forma mais tranquila, sem a pressão de bater tempos”, revelou.

O atleta, que representa o Benfica, espera que esta medalha seja “um motivo de orgulho” para a sua filha no futuro, procurando “criar nos mais novos o incentivo de procurarem superar-se e terem objetivos de vida”, para “encontrarem o seu caminho”.

“Temos de afirmar que Portugal pode vir a ser potência no desporto, e não só. Basta haver um pouco mais de incentivos e apoios para que não se percam tantos atletas no início das suas carreiras, terem objetivos e lutarem por eles, de não desistirem, de não ouvirem aquelas pessoas pautadas pelo insucesso e que dizem que não vamos conseguir, que vai ser impossível. O impossível está na nossa cabeça”, expressou.

Com três medalhas conquistadas em Tóquio2020, uma vez que o judoca Jorge Fonseca alcançou a de bronze na categoria de -100 kg e Patrícia Mamona arrebatou a de prata no triplo salto, Portugal já igualou o melhor pecúlio em Jogos Olímpicos, reeditando as três subidas ao pódio de Los Angeles1984 e Atenas2004.

Portugal passou a contar 27 medalhas em Jogos Olímpicos (quatro de ouro, nove de prata e 14 de bronze), duas das quais na canoagem, ambas com a participação de Fernando Pimenta, que integra agora o restrito grupo de atletas lusos com dois pódios no maior evento desportivo mundial, juntamente com os atletas Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro e o cavaleiro Luís Mena e Silva.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial