Plataforma de Comunicação Digital

Sem categoria

Semana Cultural do Porto

A semana de eventos culturais do Porto inicia-se com:

  • Os dias 28 e 29 de setembro apresentam um espetáculo de Gilmário Vemba, com o nome “Limites”. Este espetáculo acontece pelas 21 horas no Teatro Sá da Bandeira e tem um valor de 15 euros. Os bilhetes para o dia de hoje já se encontram esgotados, mas se tem vontade em assistir a este evento ainda tem bilhetes disponíveis para o dia de amanhã.
  • De 29 de setembro a 10 de outubro pode assistir pelas 19 horas, exceto nos dias 3 e 10 de outubro que acontece pelas 16 horas, a “Tartufo” no Teatro Nacional São João. Um evento classificado para maiores de 12 anos.

Com Tartufo o teatro de garagem convida o espectador a revisitar o texto clássico aqui traduzido pela poeta Regina Guimarães. Com o pudor de quem reaprende a ler, incentiva-nos a construir pontes entre o passado, o presente e o futuro.

  • No dia 29 de setembro pode assistir também a um evento do Balleteatro no Coliseu do Porto, pelas 19 horas. Está classificado para maiores de 12 anos e a sua entrada é livre.

Para assinalar o início do ano letivo, os alunos das turmas de Dança e de Teatro do Balleteatro apresentam um espetáculo no Coliseu do Porto que resulta dos laboratórios de criação orientados por André Mendes, António Francisco Oliveira, Beatriz Valentim, Luísa Saraiva, Simão Luís e Tiago Sarmento.

  • Ainda no dia 29 de setembro tem “João Seabra e Rúben Branco” no Pavilhão Rosa Mota”. Este evento decorre pelas 21 horas e tem um valor de 10 euros.

João Seabra subirá ao palco do Pavilhão Rosa Mota e com ele tem Rúben Branco, com muita comédia e boa disposição à mistura.

  • Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro tem “Marlene Monteiro Freitas com Mal – Embriaguez Divina”, pelas 19h30 no Rivoli. Este evento tem um valor de 12 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Para explorar as várias formas do mal, um grupo vai afundar-se num mar de papel e transformar-se num coro posicionado numa tribuna. “Mal” pode referir-se a uma inquietação, a um desconforto, à dor, ao sofrimento, a muitas outras coisas que vão estar aqui em destaque. Entretanto, a embriaguez divina posiciona o mal como um estado de alucinação divina.


  • Ainda no dia 30 pode assistir a “Chá das cinco” pelas 21 horas no Armazém 22 em Vila Nova de Gaia. O seu preço é de 7,50 euros e este evento retrata o presente, o aqui e o agora aquando do bebericar e do desfrutar da essência da infusão, mas ao contrário do que se espera, a paz não acontece. E a calma do chá contrapõem-se às ansiosas situações e imprevistos que dele vão surgindo.
  • O dia 30 de setembro reserva, também, estreias no cinema. Começamos por apresentar a mais recente aventura de James Bond. 007: sem tempo para morrer começa por mostrar a vida calma de Bond na Jamaica. No entanto, a sua paz vai terminar rapidamente quando o seu amigo de longa data Félix Leiter lhe pede ajuda para resgatar um cientista raptado. Um resgate que acaba por ser mais traiçoeiro do que o esperado, o que leva Bond a perseguir um misterioso vilão;


    France é um dos filmes sensação da seleção Oficial em Competição ao Festival de Cannes. France oscila entre a sátira política, a crítica aos media e o melodrama, apresentando um retrato de um jornalista, de um país e dos seus meios de comunicação;


Por fim, Imunes é um filme que retrata a realidade da Covid-19. No filme o vírus chama-se covid-23 e conta o quarto ano consecutivo de um povo em confinamento. Enquanto algumas almas corajosas lutam contra forças de opressão, os americanos infetados são arrancados das suas casas à força e encerrados à força em campos de quarentena, onde não há como escapar.

  • Ainda no dia 30 de setembro pode assistir a um concerto de Lara Martins, na Casa da Música, pelas 21 horas. O seu valor é de 6 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Lara Martins foi uma das principais estrelas do musical “O Fantasma da ópera” apresentado em Londres. Com um repertório musical muito variado, neste recital vai apresentar o seu álbum de estreia a solo – “Canção”.

  • A iniciar o mês de outubro, no dia 1 pode assistir a “História(s) da dança: Marlene Monteiro Freitas com Alexandra Balona –  no âmbito de “Mal – embriaguez divina”, pelas 17 horas no Rivoli, com entrada livre.

Há quem diga que necessitamos de um manual de instruções para melhor entender um espetáculo de dança contemporânea. Nesta sessão, cada um vai criar o seu próprio manual, a sua própria história da dança.

  • O dia 1 de outubro trás também “We Are Together” o primeiro concerto de originais de João Paulo Rodrigues, no Coliseu do Porto pelas 21h30. O seu preço, consoante o lugar pretendido, varia entre os 22,50 euros e os 135 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Este é, então, o primeiro concerto de originais de João Paulo Rodrigues que convida Rita Guerra, com quem lançou o single de apresentação, David Antunes, Patrícia Antunes & Patrícia Silveira e Shout!, entre muitos outros convidados surpresa. O valor arrecadado vai ajudar o IPO do Porto.

  • Ainda no dia 1 de outubro pode assistir a “As sete últimas palavras de cristo”, pelas 21 horas na Casa da Música. O seu preço é de 14 euros.

Este é um concerto da orquestra sinfónica do Porto da Casa da Música, que vai viajar até outros tempos, através de compositores que marcaram a história.

  • No dia 1 de outubro celebra-se, também, o “Dia Mundial da Música” na Casa da Música pelas 9 horas. A entrada é livre.

A celebração do dia mundial da música tem sido uma excelente oportunidade para desenhar projetos com escolas de música, coros e músicos. A vontade de celebrar a música é tanta que no dia 1 de outubro a Casa da Música vai apresentar os vídeos musicais que lhes foram chegando exatamente para comemorar o dia mundial da música.

  • Passando para o dia 2 de outubro pode assistir a um concerto ao Piano de Francisco Lucena Pais, António Narciso e Matheus Barros. Os novos talentos ao piano no Rivoli pelas 17 horas, com um valor de 5 euros e com classificação para maiores de 6 anos.
  • Ainda no dia 2 de outubro “Understage com Canadian Rifle mais funcionário”, pelas 22 horas no Rivoli. Este evento tem um valor de 7 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

Este é o segundo concerto duplo proposto pela Matéria Prima para o palco Understage, que conjuga dois nomes relevantes para a nova geração de produtores de música eletrónica portuguesa. Desta vez o diálogo faz-se entre a luz e trevas, onde e emoção e harmonia atuam como elementos de união.

  • De 2 a 4 de outubro “Ginásio” estará pelas 10 horas no Teatro Nacional São João. A sua entrada é livre.

Tendo como premissa o binómio arte-educação, abrimos um invulgar ginásio, um projeto do Teatro Nacional São João em parceria com o Teatro do Frio. Este Ginásio proporciona uma relação em rede. Estes encontros visam aprofundar valências, testar competências, treinar ferramentas de trabalho, trocar ideias e experiências.

  • “Afonso Pais – O que mais importa” estará também no dia 2 de outubro pelas 21 horas no Coliseu do Porto. O seu preço é de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Afonso Pais inaugura um novo capítulo de concretização artística de 4 anos depois da edição discográfica anterior. O artista convida-o a uma descoberta sobre como acontecerá a transposição da música deste novo disco para o palco.

  • O Armazém 22 em Vila Nova de Gaia recebe “Música Nova para instrumentos Antigos” pelas 19 horas, no dia 2 de outubro. O seu preço é de 7,50 euros.

Este projeto pretende abordar questões relacionadas com instrumentos atuais e antigos num concerto que apresentará obras criadas entre o século XVIII e XXI. O objetivo é demonstrar como podemos reinventar e desconstruir noções comuns sobre limitações históricas sobre os instrumentos.

  • A terminar o dia 2 de outubro “Old Jerusalem – First Hand” pelas 19 horas na sala M.Ou.Co. O seu preço é de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Este projeto teve inícios em 2001. Depois de alguns concertos e de participações em várias compilações, lançaram em 2003 o seu álbum de estreia “April”. Desde então que o nível de atividade tem sido regular. O oitavo disco “Certain Rivers” editado em maio de 2021 conta um novo ciclo na vida deste projeto.

  • O dia 3 de outubro reserva um concerto da Banda Sinfónica Portuguesa pelas 12 horas na Casa da Música. O seu valor é de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos. Neste concerto, a Banda Sinfónica Portuguesa tem como convidado especial Mário Laginha, por isso, as surpresas estão prometidas.
  • Dia 4 de outubro celebra-se no Coliseu do Porto o nascimento de Amália Rodrigues com “Gala Centenário de Amália”, pelas 21h30. O seu preço varia entre os 30 euros e os 360 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Este concerto de aniversário de Amália Rodrigues conta com Cusa Roseta, Gonçalo Salgueiro, Joana Amendoeira, Kátia Guerreiro e Ricardo Ribeiro, acompanhados por Pedro Castro, na guitarra Portuguesa, André Ramos na Guitarra do Fado e Jaime Santos no Baixo.

  • O dia 5 de outubro reserva “Miguel 7 estacas e Pedro Neves” no Pavilhão Rosa Mota. Mais um espetáculo da “Comedy Club” pelas 21 horas. O seu preço é de 10 euros.
  • A terminar este Cartaz Cultural temos o “20º aniversário do curso de Jazz da ESMAE” no dia 5 de outubro pelas 19h30 na Casa da Música. Este evento tem um valor de 14 euros.

Desde há 20 anos que o curso superior de Jazz do país tem alimentado o circuito nacional com músicos criativos e projetos de alto nível artístico. Este é o concerto onde os alunos do curso de jazz da ESMAE vão poder mostrar os seus trabalhos, num formato exigente, apresentando-se num papel misto de compositores e interpretes.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial