Semana Cultural da cidade do Porto

Com uma semana recheada de eventos, o nosso Cartaz Cultural inicia-se com:

  • “Torre de sonhos” que está em exposição na Torre dos Clérigos desde o passado dia 21 de novembro até ao dia 9 de janeiro. Esta exposição tem um cariz solidário a favor do serviço de pediatria do IPO do Porto.

A exposição conta com 13 peças, presépios e representações do menino Jesus, da autoria do ceramista Delfim Manuel. Todas as peças estarão disponíveis para venda e o valor reverterá na totalidade para o serviço de pediatria do IPO do Porto.

  • O dia 24 de novembro tem Jorge Palma a subir ao palco da Casa da Música pelas 21h30. O seu valor é de 30 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

“Jorge Palma – 70 voltas ao sol” celebra os 70 anos do artista e a obra de um dos maiores compositores e intérpretes do panorama musical português.

  • Nos dias 26 e 27 de novembro “Maurício Jara e Bruno Machado – Memória” estará pelas 19h30 no Auditório Campo Alegre. O seu preço é de 7 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

“Memória” é um projeto que visa estudar o que nos torna humanos: a capacidade de imaginar e criar realidades que transformam e moldam as experiências de cada um. É uma breve exploração da estranha natureza da nossa consciência. Pretende-se “por a nu” a complexidade do cérebro e dos seus “transtornos” de forma natural. Aprender a controlar os impulsos, as emoções e tudo o que provém do mundo imaginário de cada ser humano, não é tarefa fácil, mas é uma luta travada diariamente.

  • Nos dias 26 e 27 de novembro pode também assistir a “Alan Sencades – ferro à ferrugem” no auditório Campo Alegre pelas 19h30. O seu valor é de 7 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

A ferrugem é testemunha da ação do tempo sobre as vidas como a existência humana, como o metal moldado nos instrumentos de sopro. “Ferro à ferrugem” evoca melodias e imagens sobre o envelhecimento dos corpos, as suas mudanças e memórias.

  • Ainda no dia 26 de novembro “Understage – Montes” pelas 23 horas no Rivoli. Este evento tem um valor de 7 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

Oriundos de pontos distintos da América do Sul, Arianna Casellas & Kauê Gindri encontraram-se há muito no Porto, mas foi em 2020 que se juntaram como duo. A vista para as montanhas da sua casa deu origem ao nome do projeto, que é uma metáfora para o lugar que se persegue, percorrendo as impurezas, os ruídos do caminho, para se chegar à paz. 

  • “Mellow Yellow” estará pelas 19h30 dos dias 26 e 27 de novembro no Auditório do Campo Alegre. Este evento tem um valor de 7 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

Nesta peça, a vida quotidiana e a performance unem-se. Através do jogo, as noções concretas tornam-se abstratas e depois totalmente absurdas. Queremos obter inspiração na realidade para ir a um lugar inexistente e jogar com a noção comum a todos, o tempo. Intérprete, espectador, cada individuo desempenha o seu papel. O espaço do palco não é definido pelas suas extremidades, mas pela perceção de cada um e pela imaginação.

  • “Jump Around” estará pelas 21h30 no Super Bock Arena, com um valor a variar entre os 10 e os 15 euros. Este evento está classificado para maiores de 6 anos.

Na noite “Jump Around”, nome inspirado num dos maiores clássicos da cultura hip hiop, apresentam-se pela primeira vez um espetáculo criado em Portugal pela junção dos 4 elementos principais do hip hop. Mundo Segundo & Sam The Kid, Kappa Jota e muitos mais irão marcar presença neste evento.

  • Ainda no dia 26 pode assistir a um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto, com “Natureza encantada” na Casa da Música pelas 21 horas. O seu valor é de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Desta vez a Orquestra Sinfónica do Porto leva-o a viajar pela natureza e todos os temas com ela relacionados.

  • O dia 27 de novembro reserva “O Magusto ao Fado” pelas 20h no Salão Paroquial de Gervide em Oliveira do Douro.

Este é o primeiro evento de angariação de fundos para a realização de Festas de Santa Eulália 2022. Quem assistir tem direito a jantar, com um menu por 12 euros. As crianças menores de 3 anos não têm que pagar qualquer valor e o preço dos 4 aos 7 anos é de 7 euros.

  • A “Orquestra de Jazz de Matosinhos e Rui Reininho” vão subir ao palco da Casa da Música no dia 27 de novembro pelas 22 horas. O seu valor é de 14 euros e está classificado para maiores de 14 anos.

A Orquestra de Jazz de Matosinhos aventura-se pelos mistérios que vagueiam em “20 000 águas submarinas”, o mais recente disco de Rui Reininho. Os temas surgem de improvisação entre Reininho e Paulo Borges, com a participação de Alexandre Soares.

  • De 27 de novembro a 5 de janeiro “Annie – O Festival” estará de regresso ao Teatro Sá da Bandeira para noites cheias de emoção para toda a família. O seu valor varia entre os 10 e os 12,50 euros.
  • Dia 27 e 28 de novembro “Laureano Márquez en Oporto” pelas 18 horas e 21 horas, com um valor de 22 euros e está classificado para maiores 14.
  • Dia 27 de novembro “Syro” sobe ao palco do Hard Club pelas 21h30. O seu valor é de 15 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Syro apresenta-se finalmente ao vivo com o seu álbum de estreia e muitos convidados especiais, que prometem muitas surpresas.

  • Ainda no dia 27 “Conversa mostra estufa com artistas moderada por Julieta Guimarães”, pelas 17 horas no Campo Alegre, com entrada gratuita.

Uma conversa sobre o circo e a superação da gravidade enquanto força fundamentalmente da natureza enquanto luta do corpo e dos objetos contra a tempo e a peso.

  • Passando para o dia 28 de novembro “Concerto promenade 2.0 – Rhapsody In Blue” pelas 11 horas, com um valor entre os 6 euros e os 72 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Uma viagem até 1924 com curiosidades e melodias que vão ser cantadas e tocadas pela Banda Sinfónica Portuguesa do Porto.

  • Dia 28 de novembro “Scott Matthews” atua na Sala M.Ou.Co, pelas 19 horas. O seu preço é de 15 euros e está classificado para maiores 3 anos.

O cantor/autor desafia-se constantemente através da sua criatividade e esta é pautada de uma excecional qualidade. Enquanto Matthews se prepara para o lançamento de seu sétimo álbum de estúdio, novos horizontes surgem e prepararam um novo um feitiço. De guitarra nas mãos e uma voz que é pura emoção, afirmou-se como um dos maiores criadores de música do mundo.

  • “Lendas de Boémia” com a Orquestra Sinfónica do Porto estará na Casa da Música pelas 12 horas no dia 28 de novembro. O seu preço é de 6 euros e está classificado para maiores de 6 anos.
  • Ainda no dia 28 de novembro “Penguin Café” estará na Casa da Música pelas 21 horas. O seu preço é de 25 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Este é um projeto apostado em prosseguir na mesma senda, entre um estilo neoclássico e de câmara, aliado a uma leveza pop muito etérea.  que se traduz numa homenagem a quatro espécies de pinguins, um gesto que pretende chamar a atenção para o perigo de extinção que estes animais enfrentam. A música é de uma beleza tão arrebatadora como a da própria natureza em que esses seres habitam, com melodias que se escutam em sublimes arranjos e nos carregam para outra dimensão.

  • Passando para o dia 30 de novembro “As filhas do fogo – Pedro Costa e Músicos do Tejos” estará pelas 21h30 no Coliseu do Porto. O seu valor é de 12 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

As filhas do fogo é um espetáculo interdisciplinar concebido pelo realizador Pedro Costa e pelo grupo de música barroca “Os Músicos do Tejo”, que cruza as áreas do cinema, do teatro e da música. Na peça apresenta-se a fuga de três irmãs de uma erupção devastadora do vulcão Fogo, em Cabo Verde, chegando depois a um porto europeu.

  • Também no dia 30 “Deixem o Pimba em Paz” estará pelas 21 horas no Super Bock Arena. O seu preço varia entre os 15 e os 25 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Nascido do fascínio de Bruno Nogueira pelo pimba, este espetáculo explora as letras, músicas, roupas e coreografias deste universo e dá vida às canções através da vocalista dos Clã, Manuela Azevedo.

  • Ainda no dia 30 de novembro “Wipeout open air presents Noisia” estará pelas 23h50 no Hard Club. O seu preço é de 18 euros e está classificado para maiores de 16 anos.

Após terem anunciado o fim do projeto em finais de 2020, os Noisia dizem o seu último adeus em Portugal com uma atuação no Hard Club.

  • Dia 30 de novembro o “Quarteto de cordas de Matosinhos” vai atuar na Casa da Música pelas 19h30. O seu preço é de 6 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

A música portuguesa ganha destaque neste recital do Quarteto de Cordas de Matosinhos.

  • Também a “Orquestra Bamba Social e Convidados” estará na Casa da Música pelas 22 horas. O seu preço varia entre os 18 e os 20 euros e está classificada para maiores de 6 anos.
  • A terminar o Cartaz Cultural, e a iniciar o mês de dezembro “A nova Cinderela” no Mar Shopping com Carolina Deslantes e Irma, de 1 de dezembro a 5 de janeiro.

A equipa de sucesso por trás de sucessos de bilheteira como “Alice e o País das Maravilhas no Gelo” ou “O Peter Pan no Gelo” volta a assinar este Natal mais um espetáculo sobre patins que fará as crianças sonhar com uma nova história. “A Nova Cinderela no Gelo” apresenta uma protagonista dos nossos tempos, sem medo de perseguir os seus sonhos, e estará em cena na Arena AM Live, no MAR Shopping Matosinhos, entre 1 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022. Carolina Deslandes e IRMA irão alternadamente protagonizar o espetáculo de teatro musical no Gelo (dando ambas corpo a Cinderela mas em sessões diferentes), à frente de um elenco composto por atores, cantores e patinadores de grande talento. É mais uma grande produção da AM Live em exclusivo e estreia absoluta para o MAR Shopping Matosinhos, com encenação de João A. Guimarães.

Notícias relacionadas