Plataforma de Comunicação Digital

JustiçaNorte de PortugalPolícia

PJ/Norte desmantela grupo por extorsão, homicídio tentado e narcotráfico

A Directoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) concluiu com seis detenções e dez buscas o desmantelamento de uma organização associada a extorsão a comerciantes, tentativa de homicídio e tráfico de droga, anunciou esta quinta-feira fonte policial.

Segundo a PJ, a investigação a esta organização criminosa, “dotada de uma grande mobilidade geográfica”, teve início em abril de 2021, quando um comerciante, na zona de Vila do Conde, foi abordado para pagar uma “taxa” por cada caixa de produtos têxteis que vendesse no seu estabelecimento.

“Face à sua recusa em pagar, foi visitado por mais duas vezes, sendo sempre ameaçado de morte caso não cumprisse as exigências, até que em finais de agosto foi violentamente agredido a soco, pontapé e com arma branca, tendo-lhe sido infligidos golpes profundos a nível torácico suscetíveis de lhe causar a morte, a qual não veio a ocorrer por mero acaso” afirma a PJ/Norte, em comunicado.

A investigação teve um desenvolvimento central na quarta-feira, dia em que a PJ fez as seis detenções e realizou 10 buscas, domiciliárias e em estabelecimentos, nas localidades de Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Maia e Porto.

No decurso das buscas, detalha a PJ, foram localizadas, numas antigas instalações fabris da Maia, quatro estufas destinadas à produção industrial, ilícita, de liamba.

“Estas estruturas estavam dotadas com um complexo sistema elétrico, com lâmpadas de aquecimento de 400 ‘watts’, ventoinhas, extratores de ar, filtros, vasos, sacos de terra e fertilizantes, destinados à produção e secagem, em grande escala, de produto estupefaciente”, conta a polícia.

Acrescenta que foram apreendidos 2077 pés da planta canábis sativa, pesando 276 quilos, “vários outros elementos de prova relativos à produção e tráfico de estupefacientes”, uma arma de fogo e respetivas munições, documentos de identificação, dezenas de passaportes presumivelmente falsos e “vários milhares de euros em numerário”.

No seu comunicado, emitido durante a manhã de hoje, a PJ indica que os detidos, todos cidadãos estrangeiros, com idades entre os 39 e os 56 anos, sem ocupação profissional, aguardavam ainda o primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial