Plataforma de Comunicação Digital

Pelo Mundo

Ucrânia: Camião com 12 toneladas de bens parte do Porto com destino à fronteira da Polónia

Um camião com 12 toneladas de roupa, alimentos, medicamentos, cadeiras de rodas e outros bens parte esta manhã do Batalhão dos Sapadores Bombeiros do Porto com destino à fronteira da Polónia com a Ucrânia, onde deverá chegar na sexta-feira.

Em declarações à agência Lusa, a vereadora com o pelouro da Educação da Câmara do Porto, Catarina Araújo, afirmou hoje que o camião, que pelas 09:30 estava a ser carregado, vai transportar “cerca de 12 toneladas de bens”, que foram doados pela população desde sexta-feira.

“Mal acabe a operação de carregamento, o camião partirá em direção à fronteira da Polónia com a Ucrânia”, disse.

Até à fronteira, o camião transportará alimentos, roupas, medicamentos, cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e outros bens que tinham sido indicados, em lista, pelo consulado da Ucrânia no Porto.

“Estes bens foram recebidos no centro logístico montado nos Sapadores de Bombeiros, a separação e o acondicionamento foi feito pelos nossos bombeiros e proteção civil, que os embalaram e identificaram em português, inglês e ucraniano”, esclareceu a vereadora.

A previsão é que na sexta-feira o camião chegue ao “local de destino”, escolhido e articulado com o consulado da Ucrânia no Porto, que “garante a colocação num centro de logística na fronteira com a Polónia”.

“A nossa preocupação é também garantir que efetivamente estes bens chegam lá a quem deles precisa”, salientou Catarina Araújo.

A recolha de bens vai continuar sendo que os mesmos podem ser doados e entregues tanto no Batalhão dos Sapadores Bombeiros do Porto – onde funciona todo o centro de logística de recolha, conservação e de expedição -, como nas sete uniões e juntas de freguesia do Porto.

“Acredito que esta onda de solidariedade não vai parar e a campanha vai continuar quer na vertente da recolha de bens, quer em transporte e outros objetivos a funcionar. Acredito que será possível continuar a ajudar”, acrescentou.

No âmbito da parceria Frente Atlântica, os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos lançaram a campanha “SOMOS TODOS UCRÂNIA” que, além da criação de um ‘site’ para apoiar e centralizar respostas humanitárias, visa também recolher bens e colaborar na disponibilização do transporte dos bens para locais de destino situados na Polónia com a empresa Rangel Logistics Solutions.

Disponibilizar nos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo soluções para integrar as crianças e jovens refugiados, bem como realizar um concerto solidário para angariar fundos, a serem entregues à Congregação do Santíssimo Redentor C.Ss.R. – Seminário Redentorista de Cristo Rei, são também objetivos da campanha, aprovada na segunda-feira pelo executivo da Câmara do Porto. 

Do mesmo modo, a campanha prevê que o município do Porto estabeleça parcerias com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, bem como com o Conselho Regional do Porto – Ordem dos Advogados para que sejam disponibilizados serviços de apoio e consulta jurídica.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev,  já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Por LUSA

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial