Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Porto recicla mais de 39% em 2021

No último ano 2021, os portuenses puseram a cidade na linha da frente no combate às alterações climáticas, atingindo assim, uma taxa de reciclagem de 39%. Valores maiores do que no ano anterior (37%).

Em relação com o crescimento sustentado nos últimos anos, também se registou um aumento no que toca ao valor médio por pessoa, ascendendo aos 69 kg/hab.ano, números acima da meta (60kg/hab.ano), que demonstram as preocupações dos munícipes do Porto com a sustentabilidade.

Destacamos a quebra expressiva nos indiferenciados, menos duas mil toneladas, seguindo a tendência dos anos anteriores. Estes valores atestam que esta é a última opção dos munícipes que, mais conscientes, valorizam os resíduos produzidos, ao encaminharem os resíduos corretamente.

A quebra nos indiferenciados não pode ser separada do bom trabalho da Porto Ambiente na recolha de resíduos orgânicos que, só no ano anterior, permitiu recolher 23% dos resíduos produzidos. Recordando 2021, foi o ano que se implementou o projeto Orgânico, que contabiliza mais de 26 500 famílias, recolhe mais de 100 toneladas por mês e que irá expandir ao longo de 2022, prevendo o seu alargamento a praticamente toda a cidade até ao final de 2023.

Os números indicam não só o compromisso da Porto Ambiente com as melhores práticas, como uma resposta positiva dos portuenses que se tornaram mais conscientes, mais ambientalmente responsáveis que permitiram, em conjunto e só no último ano, evitar a emissão de cerca de 16 694 toneladas de CO2 para a atmosfera através dos resíduos recolhidos seletivamente.

Para ajudar a atingir estes valores, em comparação com 2017, ano que arrancou a atividade da Porto Ambiente, os portuenses têm, hoje, ao seu dispor mais 20% de ecopontos (quase 1200).

Já em relação à acessibilidade do serviço, indicador que atesta o nível de adequação do serviço ao utilizador em termos de proximidade aos equipamentos de deposição, a Porto Ambiente ocupa a segunda posição no conjunto dos municípios da área metropolitana do Porto, com 98%.

De forma a reconhecer a qualidade dos serviços prestados aos consumidores pela Porto Ambiente, a empresa recebeu a distinção da ERSAR com o Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, em 2021.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial