Plataforma de Comunicação Digital

MatosinhosPolícia

GNR apreende mais de uma tonelada de bivalves em Matosinhos

A GNR, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu mais de uma tonelada de bivalves, no concelho de Matosinhos. A apreensão ocorreu no passado dia 5 de abril.

Em comunicado, a autoridade refere que foram apreendidos 462,9 quilos de berbigão , 850,7 quilos de amêijoa-macha e 129,65 quilos de amêijoa-japonesa.

“No decorrer de uma ação de fiscalização a veículos de transporte de pescado e bivalves, os militares da Guarda detetaram e abordaram uma viatura que transportava os referidos bivalves sem documento de registo e de transporte obrigatórios, o que não permitia determinar a origem dos bivalves, nem verificar se tinham sido cumpridas as normas obrigatórias relativas à rastreabilidade, havendo assim possibilidade de se constituírem um perigo para a saúde pública. No seguimento da ação foram apreendidos 462,9 quilos de berbigão (Cerastoderma edule), 850,7 quilos de amêijoa-macha (Venerupis corrugata) e 129,65 quilos de amêijoa-japonesa (Venerupis philippinarum).”

Neste ação, foi identificado um homem de 40 anos , tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação por infrações relacionadas com a falta de rastreabilidade, cujas coimas podem ascender aos 24 000 euros.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial