Plataforma de Comunicação Digital

Pelo Mundo

Zelensky saúda determinação dos ucranianos no 50.º dia da guerra

O Presidente da Ucrânia saudou a determinação dos ucranianos perante o ataque da Rússia, ao assinalar, na quinta-feira, o 50.º dia de guerra, marcado pelo afundamento do navio russo que comandava a Frota do Mar Negro.

No seu já habitual discurso noturno aos ucranianos, Volodymyr Zelensky fez uma única referência ao cruzador “Moskva”, ao elogiar “aqueles que mostraram que os navios de guerra russos podem navegar para longe, mesmo que seja até ao fundo” do mar. O navio-almirante da Frota do Mar Negro afundou-se na quinta-feira, numa derrota simbólica para a Rússia, quando estava a ser rebocado após ter sofrido danos graves em circunstâncias por esclarecer.

Zelensky disse aos ucranianos que se devem orgulhar de terem sobrevivido 50 dias sob ataque russo, quando os invasores lhes deram “um máximo de cinco”. Nessa altura, até mesmo líderes mundiais amigos o incentivaram a partir, sem saber se a Ucrânia poderia sobreviver, contou. “Mas eles não sabiam como os ucranianos são corajosos, como valorizamos a liberdade e a possibilidade de viver da forma que desejamos”, afirmou ainda.

Volodymyr reafirmou que a Rússia “será responsabilizada por tudo o que tiver feito na Ucrânia”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial