Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Rusgas de São João voltam às ruas do Porto no dia 02 de julho

As tradicionais rusgas de São João, uma espécie de marchas populares no Porto, realizam-se no dia 02 de julho, depois de dois anos de interregno devido à pandemia da covid-19, foi hoje revelado. 

À Lusa, o presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Tiago Mayan, afirmou que as rusgas, tradição que integra as festividades de São João, vão decorrer no dia 02 de julho, a partir das 17:00. 

No decorrer de uma reunião com a empresa municipal Ágora, Tiago Mayan esclareceu que ficou “fechado” o alinhamento e o trajeto do desfile que, este ano, passará pela Rua de Santa Catarina, igreja da Trindade, Avenida dos Aliados, entre outras artérias da cidade. 

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia da covid-19, as rusgas de São João, nas quais estão representadas as sete uniões e freguesias, voltam às ruas da cidade.

A União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória será a primeira a exibir-se no cortejo são-joanino, seguindo-se a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, Junta de Freguesia de Campanhã, União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Junta de Freguesia de Ramalde, Junta de Freguesia de Paranhos e a Junta de Freguesia do Bonfim. 

Em 2019, mais de 1.200 participantes desfilaram no tradicional cortejo, que, pelo quarto ano consecutivo, deu a vitória a Campanhã. 

Por Lusa

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial