Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

“O Ardina” deixa Praça da Liberdade

Obras para a construção da nova estação de metro na baixa portuense obrigaram à retirada da estátua que Manuel Dias concebeu em 1992.

A estátua “O Ardina” foi removida da Praça da Liberdade, na manhã de hoje, por causa das obras do metro. Como estava previsto, a escultura em bronze que Manuel Dias finalizou em 1992 para a baixa da Invicta ficará guardada até à conclusão da nova estação e, tendo em conta um comunicado da Câmara, será alvo de restauração.

Sustentado num marco de correio, “O Ardina” estava sem a sua mão direita desde Junho de 2021, devido a um novo acto de vandalismo. Era nessa mão que estava o símbolo com que o escultor, natural de Espinho, quis homenagear os vendedores de jornais (segurava uma réplica do Jornal de Notícias). Mão e jornal foram recuperados pela Polícia de Segurança Pública, ficando posteriormente a cargo da divisão de património cultural da Câmara Municipal do Porto.

O regresso da estátua ao local só acontecerá após terminarem as obras de construção da nova estação de metro “São Bento/Liberdade”, integrante da futura “linha Rosa” (que fará a ligação entre a Casa da Música e a estação ferroviária de S. Bento, com passagem pela Galiza e pelo Hospital de Santo António. Segundo as mais recentes previsões da “Metro do Porto”, a “linha Rosa” deverá ficar finalizada já próximo do término de 2024, sendo a nova estação “São Bento/Liberdade” uma das últimas fases da linha a concluir.

Na sequência das obras em curso na zona da Praça da Liberdade, será recuperada uma antiga passagem subterrânea para peões, mas espera-se que “O Ardina” permaneça perto do local de origem.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial