Plataforma de Comunicação Digital

FC PORTOFutebol

Rio Ave 3-1 FC Porto | Crónicas da Bola

O Rio Ave FC bateu o FC Porto por 3-1

Havia pouco a apontar ao início de temporada dos portistas. Fora uma exibição menos conseguida em Vizela, salva pelo golo de Marcano perto do fim do jogo, os dragões tinham dominado quase por completo todas as restantes partidas disputadas até ao momento – inclusive um clássico com o Sporting CP, no Dragão. Porém, a história mudou rapidamente em apenas 45 minutos.

O primeiro minuto do jogo deu logo um pequeno indício do que acabaria por acontecer mais tarde, em várias ocasiões. João Mário entregou a bola a Fábio Ronaldo, que testou pela primeira vez Diogo Costa. A primeira demonstração de uma defesa completamente desligada do jogo, salva pela intervenção do guarda-redes.

Ainda assim, de forma natural, com o passar dos minutos, o FC Porto tomou conta do jogo, com ataques, cruzamentos, mas esbarrando sempre num Rio Ave muito recuado e a encolher os espaços, em especial no terço defensivo.

Embalados no ataque, os portistas acabaram por abrir brechas na defesa e, aos 22 minutos, um simples movimento de Fábio Ronaldo tirou Pepe da linha defensiva e abriu um autêntico buraco que Aziz aproveitou para marcar pela primeira vez na partida. Muita passividade da defesa azul e branca neste lance.

Os vilancondenses conseguiam contra-atacar com muito perigo, iam aproveitando os espaços concedidos pelos campeões nacionais e, aos 33′, Aziz libertou-se de Marcano e cruzou para Pedro Amaral, que apareceu ao segundo poste livre de marcação para fazer o segundo.

Os dragões atacavam, mas mal e estavam em maus lençóis. Pior ficaram aos 43′, com Aziz a bisar na partida, de cabeça, após um exímio cruzamento de Pedro Amaral.

O início da segunda parte mostrou a insatisfação de Sérgio Conceição com a exibição da equipa. O técnico azul e branco fez uma tripla substituição, removendo João Mário, Bruno Costa e Evanilson para colocar Veron, Galeno e Toni Martinez.

No segundo tempo, o Rio Ave deixou de sair com tanto perigo – aliás, não conseguia sair do seu meio-campo – e os lances de perigo começaram a suceder-se junto da baliza de Jhonatan.

Aos 62 minutos, o FC Porto beneficiou de uma grande penalidade, por mão na bola de Costinha, mas na conversão, Taremi acertou na barra.

A história da segunda metade resumiu-se a um FC Porto com muita bola, a atacar muito e a criar várias oportunidades de golo. Por sua vez, o Rio Ave baixou linhas, jogou mais recuado e Jhonatan ia defendendo tudo e evitando a todo o custo o golo moralizador dos azuis e brancos.

O único golo dos portistas surgiu no minuto 93, através de um cabeceamento de Toni Martinez, após um belo trabalho e cruzamento de Pepê. Pouco depois, Otávio viria a falhar o 3-2 com a baliza rioavista desprotegida. Porém, esta reação veio demasiado tarde para a reviravolta.

???????çã? ???????: Vitória totalmente justa do Rio Ave, perante um FC Porto com a linha defensiva completamente desnorteada nos primeiros 45 minutos. Os rioavistas foram muito eficazes e mataram praticamente o jogo na primeira parte.

A reação dos dragões já veio demasiado tarde para tentar a reviravolta. Para mim, David Carmo tem que ser titular no FC Porto e continuo a dizer que é notória a falta de um 8 com maior criatividade.

???? ??: Yakubu Aziz. O avançado dos vilacondenses fez uma excelente exibição com dois golos e uma assistência. Esteve diretamente envolvido em todos os golos da sua equipa e contribuiu para uma exibição coletiva quase perfeita.

?????? ?? ????: Linha defensiva do FC Porto. Demasiados erros e muita passividade da defesa portista só podia dar nisto. Os golos sofridos acabaram por contagiar o resto da equipa.

Vitória justa e incontestável – que só surpreende quem não viu – do Rio Ave frente a um FC Porto irreconhecível!

Segue Crónicas da Bola para mais crónicas dos jogos da Liga Portuguesa
Texto de Raúl Saraiva

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial