Plataforma de Comunicação Digital

DesportoFutebol

Portugal conquista primeira vitória de sempre no Mundial feminino e luta pelo apuramento frente às campeãs mundiais em título

Vitória histórica: da Selecção Nacional portuguesa que venceu, hoje, o Vietname por 2-0, na segunda ronda do Grupo E da nona edição do Campeonato do Mundo feminino de futebol, alcançando a primeira vitória de sempre em fases finais do certame internacional.

No Waikato Stadium, na cidade neozelandesa de Hamilton, as lusas (que se explanaram num 3-4-1-2) tiveram uma entrada fulgurante e, logo aos sete minutos, abriram o placard: Lúcia Alves centrou da direita e Telma Encarnação, avançada do Marítimo, apontou o primeiro golo da equipa das Quinas em Mundiais, assinando um dos feitos mais relevantes do desporto lusitano.

O conjunto orientado por Francisco Neto promoveu sete alterações no onze relativamente ao embate diante os Países Baixos, na primeita jornada (Patrícia Morais, Lúcia Alves, Ana Seiça, Joana Marchão, Andreia Jacinto, Kika Nazareth e Telma Encarnação entraram para os lugares de Inês Pereira, Catarina Amado, Diana Gomes, Dolores Silva, Fátima Pinto, Andreia Norton e Diana Silva). A equipa não se descaracterizou e construiu chances desde início e, sem surpresa, dilatou a vantagem à passagem dos 21 minutos: isolada por Telma Encarnação, Kika Nazareth fez o gosto ao pé direito e tornou-se na mais jovem da história a marcar em Campeonatos do Mundo (contando com a vertente masculina e feminina).

No segundo tempo, o domínio absoluto das nossas atletas manteve-se e o resultado não se avolumou por falta de eficácia na finalização. Portugal soma agora três pontos e sabe que, caso vença os Estados Unidos (que alcançaram o título em 1991, 1999, 2015 e 2019), na próxima terça-feira, dia 1 de Agosto, apuram-se para os oitavos de final da prova raínha de selecções.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial