Plataforma de Comunicação Digital

FC PORTOFutebol

Gil Vicente 0-2 FC Porto | Crónicas da Bola

O FC Porto foi a Barcelos bater o Gil Vicente FC por 0-2!

No Gil Vicente, Ivo Vieira apresentou várias novidades, com Aburjania a surgir no onze para um meio-campo mais contido. Bilel foi a maior novidade, já que foi inscrito à última e surgiu logo a titular no ataque gilista.

No FC Porto, Sérgio Conceição fez várias mudanças, como já se previa depois do descalabro em Vila do Conde. Pepê baixou para lateral direito, David Carmo estreou-se ao lado de Pepe no eixo central da defesa, Eustáquio entrou para o meio-campo no lugar de Bruno Costa e Galeno jogou na esquerda do ataque, que contou com Toni Martínez e Taremi.

Os dragões perceberam que a melhor forma de neutralizar o ‘galo’ era pelo meio. Os comandados de Sérgio Conceição conseguiram isso graças à forma possante como Eustáquio e Uribe empurraram a equipa para a frente e nos desequilíbrios causados por Otávio e Galeno, utilizando as movimentações de fora para dentro. O FC Porto jogou muito bem com as movimentações dos homens da frente e marcou por duas ocasiões. Primeiro aos 17 minutos e, depois, aos 35. No entanto, Toni Martínez foi apanhado em fora-de-jogo em ambas as ocasiões. Pelo meio, aos 20’, o espanhol foi até à linha de fundo cruzar atrasar para Otávio, que acertou mal na bola e, com a baliza escancarada, atirou por cima.

Apesar de os azuis e brancos terem mantido a dinâmica, sempre com mais posse de bola e mais remates, as oportunidades claras de golo eram escassas. Estava difícil para os homens da Invicta. Ainda assim, o golo acabou mesmo por chegar. Aos 41 minutos, depois de um ressalto, Eustáquio ganhou a bola de cabeça, que sobrou para Taremi fuzilar a baliza de Andrew.

Três minutos depois, mais um bom lance portista. Taremi abriu para Eustáquio, inteligente, a entrar na área pela esquerda e a servir Galeno, que fugiu à defensiva gilista e atirou para o 0-2.

Apesar do início forte do FC Porto na segunda parte, Ivo Vieira mudou o sistema com a entrada de Tomás Araújo (3-4-3) e o Gil Vicente melhorou as marcações, conseguiu ter mais bola, passou a recuperar o jogo mais a meio-campo e a travar os portistas nessa zona do terreno, pelo que conseguiram criar mais perigo.

Ainda assim, os dragões tiveram a capacidade de aguentar a pressão, com Pepe e David Carmo a terem estado imperiais e Diogo Costa que teve um par de defesas incríveis. Apesar da vontade gilista, os dragões não tiveram grandes dificuldades e seguraram o triunfo sem sofrer golos.

???????çã? ???????: Os efeitos das várias alterações promovidas por Sérgio Conceição foram notórios. A equipa portista apresentou-se ligada, concentrada e pressionante. Apesar dos dois golos anulados a Toni Martínez, o jogo dava a sensação de que era uma questão de tempo até os portistas marcarem. E assim foi. Os azuis e brancos conseguiram marcar dois golos antes do intervalo, algo que foi muito importante para o resultado final e para a forma de como a segunda parte foi gerida por parte dos comandados de Sérgio Conceição. David Carmo estreou-se hoje de forma oficial pelo FC Porto e esteve muito seguro ao lado de Pepe. Galeno sempre muito irreverente a servir Toni Martínez e Taremi, que se entenderam muito bem.

Quanto ao Gil Vicente, tirando uma ou outra ocasião, a equipa nunca conseguiu criar grande perigo junto da baliza de Diogo Costa, principalmente na primeira parte. No segundo tempo, a equipa passou para um 3-4-3 e conseguiu ter mais bola e reagir, mas Pepe e David Carmo estiveram imperiais e Diogo Costa esteve fantástico com um par de grandes defesas.

???? ??: Stephen Eustáquio. Não é um Vitinha, mas é a melhor opção que, neste momento, o FC Porto tem para a posição 8. Foi o mais esclarecido e assertivo com bola e fez duas assistências que contribuíram muito para o resultado final.

?????? ?? ????: Primeira parte gilista. Depois de ter demonstrado boa capacidade ofensiva no jogo com o FC Vizela, esperava-se um Gil Vicente com mais vontade de ferir o FC Porto, mas a equipa esteve sempre muito longe da baliza de Diogo Costa, nomeadamente na primeira parte. Reagiu no segundo tempo, num 3-4-3, mas a defesa portista esteve segura e imperial.

Boa e importante vitória do FC Porto num campo sempre difícil!

Segue Crónicas da Bola para mais crónicas dos jogos da Liga Portuguesa
Texto de Raúl Saraiva

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial