Plataforma de Comunicação Digital

Saúde

‘112 Transfronteiriço’ avança na Galiza e Norte de Portugal

O Norte de Portugal e a Galiza vão ficar ainda mais ligados, a partir desta sexta-feira, 4 de novembro, através da partilha do “112 Transfronteiriço”, que permitirá acionar “assistência médica rápida e adequada em situações de urgência e de emergência”.

O 112 Transfronteiriço, para resposta de urgência em saúde, tem a assinatura de um protocolo na cimeira ibérica, conforme disse a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. O protocolo é “um projeto-piloto para assistência médica de urgência entre a Galiza e a região Norte de Portugal, que entrará logo em funcionamento após a assinatura”, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM) e pela entidade de saúde da Galiza, durante a cimeira ibérica que decorre hoje em Viana do Castelo, explicou a governante à Lusa.

Segundo a ministra, o 112 Transfronteiriço vai garantir “assistência médica rápida e adequada em situações de urgência e de emergência, pelos meios que estão mais próximos, independentemente de serem portugueses e espanhóis”.

Acrescentou ainda que “inclui assistência extra hospitalar, ou seja, depois de receber tratamento de urgência”, a mesma pessoa “poderá escolher onde deseja continuar a fazer o tratamento”, na sua zona de residência ou no local para onde foi transferido nessa primeira resposta, mesmo que seja do outro lado da fronteira.

O teste vai então entrar em funcionamento nos distritos de fronteira do Norte e Galiza, em concreto em Viana do Castelo e Vila Real e Orense e Pontevedra.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial