Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCulturaporto

Câmara do Porto pondera reabilitar o Palácio de São João Novo

A Câmara do Porto e o Ministério da Cultura pretendem fazer uma reabilitação no antigo Museu de Etnologia do Porto, que se encontra encerrado há 30 anos.

O imóvel é classificado como de interesse público, e a autarquia quer devolver à cidade do Porto o antigo edifício. “O município do Porto e o Ministério da Cultura têm desenvolvido conversações no sentido da reabilitação do Palácio de São João Novo e da sua devolução à cidade, após 30 anos de encerramento”, declarou a Câmara do Porto à agência Lusa.

O Palácio construído no século XVIII serviu de habitação a conceituadas famílias, e já foi um hospital militar para as tropas liberais na época do Cerco do Porto. Em 1987 foi encerrado devido a um incêndio, que resultou na perda da biblioteca e do arquivo. A coleção foi, posteriormente, transferida para a Casa da Reclusão Militar (Quartel de São Brás).

O projeto vai ser desenvolvido ao longo deste ano. A Câmara do Porto prevê a implementação do núcleo central do Museu do Porto, assim como a sua abertura para 2024. A autarquia do Porto avançou que “uma renovada finalidade museológica, intimamente ligada à cidade e à memória do local, como é o caso do Museu do Porto, é uma visão partilhada pelas partes com entusiasmo”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial