Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoportoTransportes

Novas carruagens do metro do Porto entram em circulação já em maio

Os novos metros constituem um investimento de 49,6 milhões de euros.

A nova composição pode ser visitada por toda a população na estação da Trindade até esta terça-feira, dia 14 de fevereiro. A esta irá juntar-se mais quatro carruagens no final de março. Desta forma, são cinco das dezoito carruagens encomendadas à empresa chinesa CRRC Tangshan que vão entrar em linha já em maio.

As novas carruagens vão servir todas as linhas, e no futuro, também vão prestar serviços na linha amarela, entre Santo Ovídeo e Vila D’Este, e na linha rosa. Em julho, também prevê-se a chegada de mais cinco composições, sendo que as restantes vão ser entregues à Metro do Porto em setembro.

Segundo as informações avançadas pelo site da autarquia, os novos metros constituem um investimento de 49,6 milhões de euros, financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pelo Fundo Ambiental. As novas carruagens são mais espaçosas, e mais acolhedoras.

“A definição plástica e cromática dos 18 novos veículos da frota, com os tons mais neutros a tomarem o lugar principal, resultou de um estudo aprofundado”, pode lêr-se no site do Metro do Porto. Além disso, têm uma velocidade máxima de circulação de 80 km/h e capacidade para 244 passageiros.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial