Plataforma de Comunicação Digital

Vila Nova de Gaia

Ponte entre Porto e Gaia irá custar 110 milhões de euros

A ponte para o TGV entre Porto e Gaia, que incluirá um tabuleiro inferior para o trânsito rodoviário, vai custar 110 milhões de euros.

O montante é divulgado pelo Ministério das Infraestruturas, tutelado por João Galamba, respondendo a um requerimento apresentado pelo deputado Firmino Pereira, parlamentar do Partido Social Democrata.

O social-democrata questionou se a futura travessia do TGV iria incluir um tabuleiro para carros, quando se iniciaria a obra e quais os seus custos.

“A solução estrutural desenvolvida para a nova travessia do rio Douro viabiliza a construção de uma nova obra de arte com dois tabuleiros: um ferroviário, à cota superior, e um rodoviário, à cota inferior. Esta nova travessia do rio Douro está incluída no Lote A: Porto (Campanhã) – Aveiro (Oiã) da nova linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa”, comunica o Ministério. Os custos da empreitada serão assumidos “integralmente” pelo Estado.

O projecto da linha de TGV encontra-se presentemente em processo de avaliação de impacto ambiental. Assim, a decisão final só será oficializada após a obtenção da declaração de impacto ambiental, assegura0 o gabinete do ministro.

A Infraestruturas de Portugal refere também que o concurso para a concepção e construção da ponte do TGV será lançado até ao final deste ano, prevendo-se a conclusão da obra até final de 2028.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial