Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Comemoração do 49º aniversário do 25 de Abril na cidade do Porto

No ano em que se festejam os 49 anos do 25 de Abril, a Avenida dos Aliados vai ser palco para comemorações que pretendem relembrar a Revolução dos Cravos e comemorar a liberdade. Podemos contar com uma programação gratuita, com projetos de música de intervenção, jogos tradicionais, desfiles e fogo de artifício. 

Esta preparado um fascinante programa de iniciativas em conjunto com a comissão promotora das comemorações populares do 25 de Abril no Porto, que este ano envolve 19 associações.

Dentro dos concertos previstos, a autarquia destaca o projeto musical de intervenção de Luís Varatojo, “em que o jazz e o rock servem de base a um discurso sobre desigualdade, injustiça, desinformação e outros temas que o inquietam enquanto cidadão.”.

Este concerto decorre no dia 24 de Abril, pelas 22h00 na Avenida dos Aliados, sendo o ponto de partida para a programação que se estenderá ao longo do feriado. Esta noite conta ainda com a atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto e ainda presenteia os portugueses com fogo de artifício por volta da meia-noite.

No dia 25 de Abril, a parte da manhã será dedicada maioritariamente às crianças, que podem contar com jogos tradicionais na Praça General Humberto Delgado a partir das 10h00. Por volta das 14h30 como é usual, está previsto uma homenagem aos residentes antifascistas no Largo Soares dos Reis, junto à antiga sede da PIDE na cidade do Porto. 

O habitual desfile da liberdade inicia-se a partir desse local, e será um cortejo de “celebração e reivindicação”. Este desfile passará pela Avenida de Rodrigues de Freitas, Rua de João IV, Rua de Santo Ildefonso, Rua de Passos Manuel, Rua de Sá da Bandeira, Praça de D.João I e Rua de Rodrigues Sampaio e termina na Avenida dos Aliados. 

Para receber quem desfila, pelas 15h00 podemos contar com a presença de Jorge Lomba que interpretará as emblemáticas músicas de José Afonso (Zeca Afonso) e Adriano Correia de Oliveira, assim como criações próprias. 

Já pelas 16h15 e depois de “uma breve intervenção” da Comissão para as comemorações Populares do 25 de Abril, podemos contar com a histórica Brigada Victor Jara, “o grupo traz à festa nos Aliados muitos dos seus temas mais emblemáticos e também novas abordagens a canções do imaginário nacional.”.

Consulte o programa em Conheça o programa para comemorar o 25 de Abril – Portal de notícias do Porto. Ponto.

Autor do texto: Beatriz Amorim

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial