Plataforma de Comunicação Digital

A Voz da Invicta

Rádio Portuense revoluciona a narração dos jogos de futebol com abordagem inclusiva

Os relatos de futebol da Rádio Portuense na primeira liga começaram no ano de 2015. Iniciaram com o dérbi Portuense Boavista e FC Porto. Os seus primeiros passos foram realizados para relatos distritais, nos jogos do Sport Rio Tinto e infantis do Sousense. Quem iniciou os relatos foi Carvalho Araújo. Mais tarde, depois do primeiro jogo Boavista x FC Porto, Carvalho Araújo começou a acompanhar os jogos do Boavista FC.

O acompanhamento dos jogos do FC Porto iniciaram-se uns anos depois. Após alguns contratempos em relação a quem iria desempenhar o papel de locutor, Luís Mesquita era o único disponível na rádio, por isso, assumiu esse cargo.

Luís Mesquita, mais conhecido por Luigi, estreou-se nos relatos pela primeira vez e podemos afirmar que foi um sucesso. O FC Porto sempre teve um enorme espaço no seu coração, o que fez com que permanecesse a fazer os relatos dos jogos. Carvalho Araújo e Luís Mesquita foram aprimorando de uma forma bastante autodidata e empenhada a narração dos jogos.

Naquela altura em Portugal eram desconhecidas entidades que utilizassem a câmara para filmar e transmitir nas redes socias. Por essa razão, podemos dizer que a Rádio Portuense foi pioneira na transmissão visual das narrações dos jogos de futebol com interação incluída.

Em 2017 Luís mesquita convidou David Guimarães para comentador. A partir daí a entrega de ambos foi tão verdadeira e carismática que os relatos dos jogos começaram a tornar-se cada vez mais virais nas redes sociais. No ano de 2018 fizeram uma parceria com o Porto Canal para a transmissão dos seus relatos no canal. Permaneceram quatro anos nesta estação.

No ano de 2018, após uma certificação da Center for Access to Football (CAFE), a Rádio Portuense tornou-se através da narração de Luís Mesquita, a primeira rádio em Portugal a fazer relatos orientados para pessoas com deficiência visual. Nessa altura, o facto de estarem a realizar relatos no Porto Canal, fez com que se tornassem ainda pioneiros a realizar relatos inclusivos na Televisão.

A Rádio Portuense é uma rádio com audiodescrição detalhada ao pormenor, presenteia-nos com um relato interativo e com a emoção sempre à flor da pele, nunca escondendo que o FC Porto está como prioridade nos seus relatos. Estas características fazem com que as suas emissões se tornem cada vez mais apelativas, verdadeiras e envolventes. Os feedbacks reais dos ouvintes com deficiência visual comprovam a importância do trabalho da rádio nas suas vidas.

O facto de mais tarde terem saído do Porto Canal permitiu à Rádio Portuense inovar-se ainda mais. Os relatos dos jogos do FC Porto começaram a ser feitos fora do Estádio do Dragão e aliaram-se às casas do FC Porto por todo o país.

A barreira do online foi quebrada e a interação passou a ser também ela física. O adepto passou a estar no mesmo espaço a ver o jogo e a ouvir os relatos da rádio. As casas do FC Porto ampliaram-se em pequenos estádios, onde o amor e a emoção está presente desde o primeiro ao último minuto do jogo.

A Rádio Portuense trabalha lado a lado com os seus seguidores e ouvintes. Desenvolve um trabalho transparente e à mercê de quem o quiser ver e acompanhar.

Durante o Mundial também narraram jogos da seleção de Portugal e do Brasil em alguns bares, e como era de esperar a interação foi igualmente gratificante. Atingiram números fantásticos mesmo com os jogos em canal aberto.

É notável a dedicação e paixão da Rádio Portuense pelo seu trabalho e pelo seu público. Por tudo isto, e muito mais, esta rádio tem conquistado um lugar no coração dos seus fiéis seguidores, pois sem dúvida estes serão sempre a sua prioridade.

Veja o vídeo abaixo da declaração de um seguidor:

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial