Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCultura

Oficinas e exposição de balões de São João no Mercado do Bom Sucesso

O mestre artesão Luciano Britto traz ao Mercado oficinas criativas que exploram trabalhos manuais e, também, balões que vão decorar o espaço durante todo o mês.

Grandes e coloridos balões de S. João, feitos à mão por um Mestre Baloeiro, e duas oficinas para
ensinar a criar artesanalmente estes elementos indispensáveis na maior e mais tradicional festa
do Porto. Em junho, o Mercado do Bom Sucesso entra para o roteiro de todos os que querem
sentir em pleno o espírito sanjoanino. A exposição vai manter-se no Mercado até 10 de julho e
as oficinas acontecem a 17 e 18 de junho.

O papel de seda e a cola são os companheiros de viagem do Mestre Baloeiro Luciano Britto. As suas peças são feitas à mão, incluindo o trabalho de corte e colagem, e inspiradas nesta arte que descobriu desde muito novo.
O seu hobby, que passou a profissão, permitiu que já tenha feito muitas exposições, workshops e trabalhos cenográficos pelo país.

Nos dias 17 e 18 de junho, das 11h às 13h, Luciano Britto vai estar piso 0 do Mercado do Bom Sucesso para conduzir duas oficinas de criação destes icónicos balões. Estes momentos de interação irão permitir que cada um dos presentes faça “um lindo balão que pode ser lançado na noite de São João e certamente despertar a capacidade criativa de cada indivíduo para produção de outras peças.”, afirma Luciano.

O artesão realça que “a construção de um balão é um entretenimento coletivo e contribui para o fortalecimento de laços afetivos”. E, acrescenta, “durante toda minha vida fiz muitas amizades através do balão e o meu trabalho seria impossível sem a participação da minha família.” A entrada nestas oficinas é livre e a admissão é feita por ordem de chegada, sendo as vagas limitas a 10 pessoas ou famílias. Nesta atividade, ideal para todas as idades, todos os materiais estão incluídos e cada família fica com o seu balão para lançar ou decorar.

Todos os que visitem o Mercado, de 10 de junho a 10 de julho, serão envolvidos pelo espírito sanjoanino atravésdos enormes balões flutuantes com imensas cores e formas geométricas que irão decorar o espaço. Esta exposição tem inspiração nos azulejos portugueses e também na história e arquitetura do Mercado. Todo o trabalho exposto é elaborado com recortes em papel de seda, incluindo as linhas mais finas dos desenhos, o que muitas vezes torna necessário o auxílio de uma pinça para poder pegar na peça e colar no balão.

Para complementar o mês dos santos populares, o Bom Sucesso tem ainda o programa habitual “Há Música no Mercado!” que conta com uma agenda repleta de grandes talentos nacionais. Os artistas BeJazz, Duo Flugel & Guitarra e Vitor Peixeiro Duo, estarão presentes nos dias 13, 21 e 28 respetivamente, a partir das 20h para alegrar o jantar de todos os visitantes. Uma programação que abre o convite à visita da comunidade e representa um ecossistema que valoriza a diferenciação e a inovação gastronómica e cultural.

Luciano Britto, artesão e mestre baloeiro
Nasceu em 1977 no subúrbio do Rio de Janeiro e desde muito cedo deixou-se encantar pelos balões que,
naquela época eram lançados em homenagem aos santos do mês de junho.
Fez parte de grandes equipas de baloeiros, chegando a construir balões de mais de 20 metros de comprimento.

Em 2012 passou a explorar o lado artístico do balão organizando exposições e fazendo balões cenográficos. Em 2013, 2015 e 2016 participou no projeto São João Baloeiro, organizado pelo Espaço Cultural Maus Hábitos no Porto, promovendo uma série de workshops e lançando centenas de balões na noite de São João. Atualmente divide o seu tempo entre o Atelier Joaquim Pombal, especializado em cerâmicas e os seus trabalhos com papel e bambu.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial