Plataforma de Comunicação Digital

AcessibilidadeCidade do PortoDeficiênciaEmpreendedorismoEmprego

Submetidas 41 propostas para responder a três problemas sociais da Cidade do Porto

Após o término do prazo estipulado, um total de 41 propostas foram submetidas ao Laboratório de Inovação Social, todas com o objetivo de abordar três questões sociais persistentes na cidade do Porto: o isolamento social dos idosos, a vulnerabilidade social dos jovens que saem do acolhimento residencial para a autonomia de vida e a desinserção social e simbólica das pessoas com deficiência.

O vereador responsável pela Coesão Social ressaltou que “o lançamento do concurso para solucionar problemas sociais da cidade foi aprovado por unanimidade pelo corpo executivo”. Para Fernando Paulo, a “notável quantidade de inscrições recebidas atesta o êxito dessa iniciativa da administração municipal e evidencia a dinâmica da rede social da cidade”.

Entre as inscrições recebidas através do concurso organizado pelo Centro de Inovação Social, várias entidades do setor social, empreendedores, instituições de pesquisa acadêmica, empresas e indivíduos particulares constituindo equipes se destacaram. Dentre as propostas, 22 visam abordar o problema do isolamento social dos idosos, seguidas por 13 projetos voltados para a vulnerabilidade dos jovens, e, por último, seis ideias focadas na questão das pessoas com deficiência.

Entre as seis ideias focadas sobre a desinserção social e simbólica das pessoas, a Rádio Portuense, através do Luís Mesquita e David Guimarães, apresentou o seu projecto para solucionar esta questão. Caso seja uma das ideias escolhidas, divulgaremos em breve a proposta de solução.

Seguindo o cronograma e regulamento estabelecidos pelo Laboratório de Inovação Social, o júri agora dará início à avaliação das propostas, com o intuito de selecionar as 20 melhores para participar de um bootcamp agendado para setembro. Durante esse evento, os participantes receberão capacitação em empreendedorismo e inovação social.

Dentro do grupo de equipas participantes do bootcamp, até dez serão escolhidas para avançar para a fase de aceleração, um período de dois meses durante o qual terão a oportunidade de compreender mais profundamente o contexto e a natureza do problema que desejam abordar. Durante essa etapa, será elaborado um plano detalhado para implementar um projeto piloto, possibilitando assim a avaliação prática de suas soluções. Destas equipas, até cinco serão selecionadas para entrar na fase de incubação em 2024. Nesse período de seis meses, as equipas terão a oportunidade de testar as soluções que desenvolveram. Além disso, receberão mentoria, acesso a espaço de trabalho na cidade, capacitação e financiamento.

O programa culminará com a apresentação pública das soluções desenvolvidas para potenciais financiadores e para a comunidade em geral, com o objetivo de garantir a continuação da implementação das soluções que tenham demonstrado um potencial impacto positivo.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial