Plataforma de Comunicação Digital

AnimaisVila do Conde

Baleia-anã com uma tonelada deu à costa na praia de Labruge

Uma baleia-anã sem vida deu à costa na manhã desta sexta feira na praia de Labruge, em Vila do Conde. O animal, com um peso de cerca de uma tonelada, foi transportado para ser incinerado.

“Trata-se de um fenómeno relativamente comum. São animais que também morrem e, quando isso acontece, é normal que sejam encontrados na praia”, explicou o comandante da capitania de Vila do Conde, Bruno Ferreira Teles, em entrevista ao JN.

A baleia-anã foi avistada pouco depois das 9 horas, numa zona rochosa junto ao Castro de S. Paio, em Labruge. Foram mobilizados elementos da Polícia Marítima, da Autoridade Marítima Nacional, bombeiros de Vila do Conde e serviços de Proteção Civil da Câmara de Vila do Conde para o local.

O principal objetivo, de acordo com Bruno Ferreira Teles, foi rapidamente retirar a baleia da praia para evitar que a curiosidade das pessoas as levasse a aproximarem-se do animal. Existia o risco de algumas pessoas tentarem tocar na baleia sem perceberem os perigos envolvidos.

“Não sabemos se o animal tinha doenças ou qual foi a causa da morte. Portanto, é importante que as pessoas não se aproximem ou toquem no animal”, alertou o comandante. A equipa, auxiliada por uma cinta e elementos da estação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), juntamente com um cidadão, conseguiu finalmente mover o animal para a areia durante a manhã.

Às 17h30, um camião da Lipor chegou ao local para transportar a baleia-anã para a incineração. Antes disso, o animal será autopsiado pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), conforme explicou Bruno Ferreira Teles, um procedimento rotineiro nestes casos.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial