Plataforma de Comunicação Digital

Agenda Cultural

A Cultura que não podes perder no Porto

Fique a conhecer a semana cultural da cidade do Porto, que se inicia com:

  • O dia 14 de julho a apresentar “Leitura dos textos dos cursos de pós-graduação em dramaturgia da ESMAE”, pelas 19 horas, com inscrição prévia, no Mosteiro São Bento da Vitória. Este evento decorre, também, no dia 15 de julho e a sua entrada é gratuita, daí ser necessário inscrição prévia.

Este é um evento onde p público vai poder conhecer e assistir às leituras de textos dramáticos que a turma de pós-graduação em dramaturgia da ESMAE desenvolveu ao longo dos últimos meses.

  • De 14 a 17 de julho pode também assistir à “23ª edição do concurso internacional Santa Cecília”, na Casa da música. Este concurso decorre pelas 10h30 nos dias 14 e 15 de julho e pelas 18 horas no dia 17 de julho, com um preço de 10 euros.

Ao longo de, aproximadamente, uma semana a Casa da Música vai receber as provas de categoria principal desta 23ª edição do concurso internacional Santa Cecília. Os três finalistas vão ter de interpretar uma obra considerada de reportório, acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa. Este concerto, em formato concurso, incluiu ainda a própria entrega de prémios.

  • Passando para o dia 15 de julho “Quintas de leitura – Há palavras acesas como barcos”. Este evento decorre de forma presencial no dia 15 de julho, pelas 19h30, no auditório Campo Alegre. O seu valor é de 9 euros; e de forma online nos dias 18 e 19 de julho, com exibição contínua a partir das 17 horas do dia. O valor para o evento online é de 3,50 euros. Conta, ainda, com linguagem gestual incorporada.

Um dos poemas mais emblemáticos de Mário Cesariny dá mote a esta sessão. Há 20 anos que este evento dá corda às palavras e, como tal, serão reunidos 20 autores para esta celebração.

  • De 15 a 20 de julho “Limites”, no Palácio do Bolhão, pelas 19 horas nos dias 15 e 16 e pelas 20 horas nos restantes dias. Este é um evento que conta com um valor de 5 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

Mais uma vez, aqui estarão a ser interpretados textos de vários autores conhecidos e de excelência por alunos da Escola de Artes, num espetáculo de final de ano letivo onde vão mostrar tudo o que aprenderam ao longo do ano.

  • “Circlus” estará nos dias 16 a 18 no Teatro Nacional São João, pelas 21 horas. A entrada é gratuita mediante reserva de bilhete.

“Circlus” é um evento que faz parte de um projeto com o nome “de volta à praça”, que une o Teatro Nacional São João e o Coliseu do Porto e ainda vários municípios do Norte de Portugal. Como tal, deste projeto fazem parte 3 espetáculos, que serão apresentados ao longo de várias cidades, começando então por “Circlus”, no Teatro Nacional São João.

  • No dia 16 de julho pode, também, assistir a um espetáculo de César Mourão. Trata-se de “César Mourão – Cantado ninguém acredita”, no Teatro Sá da Bandeira pelas 20 horas. O seu preço varia entre os 16 euros e os 22,50 euros.

Ao longo de 90 minutos, César Mourão vai tentar explicar ao público, com exemplos bastante práticos, que não sabe cantar. Acima de tudo, diversão está garantida.

  • Pode assistir a “O Quebra-Nozes”, no Coliseu do Porto nos dias 17, pelas 20 horas, e 18 de julho, pelas 14 horas e 19 horas. Este espetáculo tem um valor que varia entre os 16,50 euros e os 18,50 euros e está classificado para maiores de 3 anos.

Esta será uma história contada através da dança, que retrata a vida de uma família no Natal, na altura de abrir as prendas. Numa dessas prendas estará então o “Quebra Nozes”, que vai mudar o rumo desta história.

  • “O Cavaleiro em Terras de Oriana” também decorre entre os dias 17 e 18 no Teatro Sá da Bandeira, pelas 15 horas em ambos os dias. O seu valor é de 7 euros e está classificado para maiores de 3 anos.

Esta será uma viagem pela época medieval, que promete ser emocionante e preenchida de humor e de trabalho de entre ajuda. Um espetáculo para assistir em família.

  • De 17 a 31 de julho, pode ainda assistir a “Histórias Fiadas”, na Biblioteca Municipal da Maia, pelas 11 horas.

A biblioteca municipal da Maia quer proporcionar aos mais jovens sábados mágicos, cheios de histórias divertidas, fantasia e imaginação, com vários contos e histórias que prometem animar os mais jovens.

  • “Nuno Campos Trio” estará, também, no dia 17 de julho no jardim da Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia, pelas 19 horas.

Nuno Campos convida dois amigos – Pedro Neves e Mariana Vergueiro – para um concerto de tradicionais temas de jazz e bossa nova. Para efetuar a reserva do seu bilhete, pode fazê-lo através do email gaiacultura@cm-gaia.pt.

  • Vila Nova de Gaia vai receber durante o mês de julho e agosto as “Noites de Verão Gaia 2021”. Um conjunto de concertos, durante todos os dias, que animará as noites de quem vai assistir a este momento de cultura na Serra do Pilar. Alguns dos concertos já se encontram esgotados, mas fica então aqui mencionado estes mesmos espetáculos.

As “Noites de Verão Gaia 2021” iniciam-se, então, com o concerto de Jorge Palma pelas 20h30, no dia 17 de julho.

 Este é já um dos concertos que se encontra esgotado, a par do concerto de “Fernando Daniel”, que acontece no dia 18 de julho, também pelas 20h30.

  • “Rasto” estará nos dias 18 e 19 de julho no Teatro Nacional São João, pelas 18 horas.

Este espetáculo faz parte do projeto “de volta à praça”, já aqui mencionado através do evento “Circlus”. Este é um dos três espetáculos que serão apresentados no âmbito deste projeto, uma parceria do Teatro Nacional São João e do Coliseu do Porto.

  • No dia 18 de julho, “Musa”, mais um evento para os mais novos, estará na Casa da Música pelas 10horas e pelas 15 horas. Este evento tem um valor de 10 euros (bilhete de criança e adulto) e de 7,50 euros (bilhete segundo acompanhante).

O universo poético de Sophia de Mello Breyner e as referências que nele encontramos são o tapete voador em que os bebés partem à descoberta da música e de tudo o que faz parte da música.

  • Se quiser assistir a um concerto da Banda Sinfónica Portuguesa pode fazê-lo. Para isso basta deslocar-se até à casa da música no dia 18 de julho, pelas 18 horas. Um concerto que tem um valor de 10 euros.
  • O dia 19 reserva “Quanto mais debates… a Morte”, pelas 19 horas no Coliseu do Porto. A sua entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete.

Trata-se de uma série de debates que têm vindo a ocorrer ao longo do mês no Coliseu do Porto, sobre temas bastante atuais e que fazem parte da vida de qualquer pessoa. São debates onde pessoas que nunca tiveram voz ativa no povo, vão fazer-se ouvir sobre variados temas. Esta semana, o tema em debate é então sobre a morte, um tema dedicado que será retratado de forma surpreendente.

  • O nosso Cartaz Cultural termina com “Folefest” no dia 20 de julho pelas 19h30 na Casa da Música.

Este evento tem um valor de 6 euros e conta com um papel importante na divulgação do acordeão erudito, através de um concurso e de um festival que tem dado a conhecer instrumentos e músicas que fazem parte do reportório de tantos anos de espetáculos.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial