O preço dos combustíveis voltam a subir, e a sua subida já inclui a devolução do imposto sobre produtos petrolíferos declarada pelo governo de António Costa.
É já na próxima segunda-feira, que os combustíveis vão continuar a subir. O gasóleo deverá aumentar cerca de 25 cêntimos por litro e a gasolina cerca de 15 cêntimos.
Depois de um fim de semana de corrida aos postos de abastecimento, o preço dos combustíveis não parecem baixar, pelo contrário, vai verificar-se um aumento ainda mais significativo do que o da semana passada.
A invasão da Rússia à Ucrânia, é um dos fatores que explicam o aumento significativo do preço dos combustíveis em Portugal, uma vez que os valores do petróleo verificaram um aumento drástico, com o barril de “brent”, referência a nível da Europa, a atingir os 139 dólares, mas não é o único fator que influencia esta oscilação de preços.
Os aumentos sucessivos estão a influenciar diversos setores da economia nacional, causando impacto nos custos de produção e de distribuição, com a consequência direta do aumento dos preços, também nas matérias primas.