O Pedro “namora” há já alguns anos a ideia de abrir um restaurante vegetariano na vila onde mora.
Contudo, como acontece várias vezes com os sonhos, a realidade da falta de capital acabou, até agora, por se sobrepor ao projeto do Pedro. Dizemos “até agora” porque o nosso empreendedor decidiu-se, finalmente, por pedir um crédito pessoal.
Porque tem pouco tempo disponível, o Pedro decide-se a procurar e contratar um crédito pessoal online. Depois de uma aturada busca e comparação, o nosso personagem acaba por escolher o crédito pessoal do UNIBANCO, marca da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A..
De forma a auxiliar o Pedro nos seus cálculos, a página de crédito pessoal do UNIBANCO disponibiliza-lhe um simulador de crédito pessoal que lhe permite efetuar uma simulação de financiamento (com possibilidade de seguro) para valores entre os €5.000 e os €75.000, bem como optar por prazos de pagamento que oscilam entre 24 e 84 meses de modo a saber, não só qual a mensalidade que ficará a pagar todos os meses, mas também qual a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) e a TAN (Taxa Anual Nominal) que são aplicadas ao valor pedido e qual será o montante total (MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor) em que terá que reembolsar a instituição para o prazo que escolheu.
Dicas para aumentar as suas chances de ver o seu pedido de crédito pessoal aprovado
Todo o processo é simples, mas será que esse pedido será aprovado?
De forma a ajudar o Pedro e todos quantos tencionam dar corpo aos seus sonhos e projetos a aumentarem as suas chances de verem o seu pedido de crédito pessoal aprovado, tome nota das dicas que temos para si.
Procure contratualizar um crédito pessoal online
Se decidir copiar o Pedro e optar por um crédito pessoal online, saiba que, como toda a burocracia envolvida é menor e o processo é realizado de forma 100% digital, a aprovação do seu pedido de crédito pessoal é mais simples e rápida do que um pedido num balcão físico.
Por norma, a resposta ao seu pedido de crédito pessoal online é rápida, e no caso de ser aprovado, o valor pedido entra na sua conta bancária em alguns dias úteis.
Após, como o Pedro fez, procurar um crédito pessoal online e fazer a simulação, basta que clique na barra onde diz “Peça Já” ou “Solicite Aqui” que geralmente acompanha o simulador, preencher um formulário online e anexar os documentos solicitados para formalizar o seu pedido de crédito pessoal online.
Entre os documentos pedidos estão o:
- Últimos 3 recibos de vencimento
- Comprovativo de morada
- Comprovativo de NIB/IBAN
Não ter estado ou estar em incumprimento no Banco de Portugal
Quando o Pedro pediu o seu crédito pessoal, a instituição bancária vai consultar o seu processo na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal para perceber se tem ou teve algum incumprimento decorrente de um empréstimo.
Se nunca falhou o pagamento de prestação de crédito pode estar tranquilo, mas se, por alguma razão, entrou em incumprimento, essa falha estará registada no seu Mapa de Responsabilidades de Crédito levando a que tenha maiores dificuldades em ver o seu pedido de crédito aprovado.
Situação profissional estável
Para além de possíveis incumprimentos, a instituição bancária vai analisar a sua situação profissional.
A perceção de risco da instituição financeira onde pede o seu crédito diminui se tiver uma situação profissional estável levando a uma fácil e rápida aprovação do crédito pessoal.
Indicar dois titulares na proposta de crédito
Ao indicar mais do que um titular na proposta de crédito que submete à instituição financeira, estará a aumentar as suas chances de ver o seu pedido de crédito pessoal aprovado.