Ao meio dia abre ao público, nos Jardins do Palácio de Cristal, a Feira do Livro do Porto. Numerosos autores de várias nacionalidades, com relevo no panorama literário, vão marcar presença numa edição de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Às bancas de livros associa-se uma vasta programação de acesso gratuito.
Ainda que Sophia seja o grande vulto a celebrar até 17 de setembro, este primeiro dia é dedicado também a José Saramago: uma performance comemorativa dos 25 anos de “Memorial do Convento” estreia logo à noite o capítulo das sessões de spoken word que Anabela Mota Ribeiro comissaria, integradas no programa da Feira.
Três horas antes da sessão, pelas 19,00 horas, é inaugurada na Galeria Municipal do Porto a exposição de arte contemporânea “Quatro Elementos”, comissariada pela Câmara do Porto e que explora a temática da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. A exposição conta com quatro curadores, cada um deles responsável por um Elemento: Ana Luísa Amaral – Água / Eduarda Neves – Terra / Pedro Faro – Fogo / Nuno Faria – Ar. E desenvolve-se a partir de quatro projetos e linguagens curatoriais, que trabalham os quatro elementos naturais de forma isolada, ou contaminada.
Amanhã, sábado, às 18,30 horas, é descerrada a placa que atribui uma tília à poeta portuense, na sequência do realizado em anos anteriores com Vasco Graça-moura, Agustina Bessa-Luís e Mário Cláudio. Logo de seguida, Ana Luísa Amaral, Frederico Lourenço e Miguel Sousa Tavares dão vida ao primeiro dos debates comissariados por José Eduardo Agualusa para esta Feira do Livro, sob a emblemática frase de Sophia “A terra O sol O vento O mar / São minha biografia e são meu rosto”, numa sessão que integra também o ciclo municipal Um Objeto e Seus Discursos por Semana.
Também no sábado, a Galeria Municipal abre ao público a exposição “O Anjo de Timor e outras histórias – ilustrações para Sophia”, que alia a grandeza poética das palavras da escritora à força pictórica das imagens de Graça Morais e Júlio Resende.
A Feira do Livro do Porto, que decorre até 17 de setembro, evocará ainda António Nobre, Óscar Lopes, Clarice Lispector, Raul Brandão, David Mourão-Ferreira, Carlos Drummond de Andrade, Ana Hatherly e Tarkovski, entre muitos, e contará com presenças de vulto internacional como o escritor francês Laurent Binet (vencedor do Prémio Gouncourt em 2010 com “HHhH”), a sul-coreana Han Kang (vencedora do Man Booker Internacional com “A Vegetariana”, em 2016) e o autor Teju Cole, de dupla nacionalidade nigeriana e norte-americana.
Com entrada livre em todos os eventos, o certame oferece um total de oito debates, quatro sessões de spoken word, seis lições sobreescritores de língua portuguesa, seis sessões de cinema, sete sessões especiais (incluindo teatro, colóquios e mais debates), a par de variadas iniciativas do Programa Educativo e do Programa de Animação.
HORÁRIO
Abertura: SEG-SEX 12H00 / SÁB-DOM 11H00
Encerramento: DOM-QUI 21H30 / SEX-SÁB 23H00