Feira do Livro do Porto abre hoje nos Jardins do Palácio

Feira do Livro do Porto abre hoje nos Jardins do Palácio post thumbnail image





Ao meio dia abre ao público, nos Jardins do Palácio de Cristal, a Feira do Livro do Porto. Numerosos autores de várias nacionalidades, com relevo no panorama literário, vão marcar presença numa edição de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Às bancas de livros associa-se uma vasta programação de acesso gratuito.

Ainda que Sophia seja o grande vulto a celebrar até 17 de setembro, este primeiro dia é dedicado também a José Saramago: uma performance comemorativa dos 25 anos de “Memorial do Convento” estreia logo à noite o capítulo das sessões de spoken word que Anabela Mota Ribeiro comissaria, integradas no programa da Feira.

Três horas antes da sessão, pelas 19,00 horas, é inaugurada na Galeria Municipal do Porto a exposição de arte contemporânea “Quatro Elementos”, comissariada pela Câmara do Porto e que explora a temática da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. A exposição conta com quatro curadores, cada um deles responsável por um Elemento: Ana Luísa Amaral – Água / Eduarda Neves – Terra / Pedro Faro – Fogo / Nuno Faria – Ar. E desenvolve-se a partir de quatro projetos e linguagens curatoriais, que trabalham os quatro elementos naturais de forma isolada, ou contaminada.


Amanhã, sábado, às 18,30 horas, é descerrada a placa que atribui uma tília à poeta portuense, na sequência do realizado em anos anteriores com Vasco Graça-moura, Agustina Bessa-Luís e Mário Cláudio. Logo de seguida, Ana Luísa Amaral, Frederico Lourenço e Miguel Sousa Tavares dão vida ao primeiro dos debates comissariados por José Eduardo Agualusa para esta Feira do Livro, sob a emblemática frase de Sophia “A terra O sol O vento O mar / São minha biografia e são meu rosto”, numa sessão que integra também o ciclo municipal Um Objeto e Seus Discursos por Semana.

Também no sábado, a Galeria Municipal abre ao público a exposição “O Anjo de Timor e outras histórias – ilustrações para Sophia”, que alia a grandeza poética das palavras da escritora à força pictórica das imagens de Graça Morais e Júlio Resende.

A Feira do Livro do Porto, que decorre até 17 de setembro, evocará ainda António Nobre, Óscar Lopes, Clarice Lispector, Raul Brandão, David Mourão-Ferreira, Carlos Drummond de Andrade, Ana Hatherly e Tarkovski, entre muitos, e contará com presenças de vulto internacional como o escritor francês Laurent Binet (vencedor do Prémio Gouncourt em 2010 com “HHhH”), a sul-coreana Han Kang (vencedora do Man Booker Internacional com “A Vegetariana”, em 2016) e o autor Teju Cole, de dupla nacionalidade nigeriana e norte-americana.

Com entrada livre em todos os eventos, o certame oferece um total de oito debates, quatro sessões de spoken word, seis lições sobreescritores de língua portuguesa, seis sessões de cinema, sete sessões especiais (incluindo teatro, colóquios e mais debates), a par de variadas iniciativas do Programa Educativo e do Programa de Animação.

HORÁRIO
Abertura: SEG-SEX 12H00 / SÁB-DOM 11H00
Encerramento: DOM-QUI 21H30 / SEX-SÁB 23H00


Related Post