Plataforma de Comunicação Digital

Agenda CulturalCidade do Porto

Estátuas ganham vida na Baixa este fim de semana

Encontro vai juntar 10 artistas nas ruas este sábado e domingo, mas também haverá música, comédia e acobracias.

No terceiro fim de semana do Porto Busker Fest, festival que espalha a arte de rua pela Baixa da Cidade Invicta durante agosto, o grande destaque é um encontro de estátuas-vivas. Serão 10 personagens por dia, cada uma com características próprias quanto ao estilo, à perícia e à interação. Todas têm o mesmo objetivo: encantar quem passeia pelas ruas portuenses.

Atentos, pois. No sábado podem-se cruzar com o Carlitos, personagem principal do filme “Aniki Bóbó”, de Manoel de Oliveira; Madame Cherry, uma mulher entusiasta e coquete que perdeu a cabeça; os célebres escritores Eça de Queirós e Fernando Pessoa; o cavaleiro João Gordo, almoxarife do rei D. Dinis sepultado na capela portuense de São João Evangelista; um toureiro, alheio às polémicas nacionais com a sua atividade; a Camponesa que inspirou uma música de Rui Veloso; um nobre histórico da Invicta; D. Maria, a primeira mulher a herdar o trono de Portugal e ainda uma Duquesa saída de um livro de Júlio Dantas.

No domingo, oito novas estátuas juntam-se a Carlitos e Madame Cherry: João do Balão, uma criança que não quer crescer e leva os sonhos presos a balões; o Flautista de Hamelin, personagem principal do conto popular reescrito pelos irmãos Grimm; uma Varina, ícone portuense da venda ambulante de peixe; um Forcado, homem que enfrenta o touro, corpo a corpo, na arena; uma Dama Antiga que habitou versos de Sophia de Mello Breyner Andersen; uma figura Timeless, com a vida presa num relógio; Tricana, rapariga mítica das cidades de Aveiro e Coimbra, popular desde os finais do século XIX e ainda uma Rainha nascida num poema do autor brasileiro Augusto Branco.

Além desta reunião de estátuas-vivas, as propostas deste fim de semana do Porto Busker Fest incluem música, comédia e acrobracias.

O festival, integrado no programa Verão é no Porto, é uma organização conjunta do Porto Busker e da Câmara do Porto, através da PortoLazer.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial