Plataforma de Comunicação Digital

CiênciaCulturacuriosidadesEducação

Comissão Europeia cria plataforma online Investigação Aberta na Europa

A Comissão Europeia lançou hoje a plataforma digital Investigação Aberta na Europa que se encontra disponível para todos os investigadores ou cidadãos, de acesso aberto e gratuito com o objetivo de serem publicados documentos científicos.

O site Investigação Aberta na Europa (Open Research Europe), concretamente, é “um serviço facultativo que está à disposição dos beneficiários do Horizonte Europa e do Horizonte 2020, a fim de que possam respeitar as respetivas condições de financiamento para um acesso aberto imediato e gratuito”.

O executivo comunitário explica também, em comunicado, que a plataforma digital “dá diretamente resposta às principais dificuldades frequentemente associadas à publicação de resultados científicos, incluindo os atrasos e obstáculos à reutilização dos resultados e os custos elevados”.

A mesma irá, assim, divulgar os resultados dos trabalhos de investigação financiados pelo Horizonte Europa, o programa de financiamento da investigação e da inovação da União Europeia para 2021-2027 e pelo seu antecessor, o Horizonte 2020.

Atualmente, já foram publicados cerca de 40 artigos científicos resultantes de vários setores da investigação, que estão à disposição da comunidade científica para leitura.

A Comissão Europeia, com este projeto, tenciona apoiar as práticas da ciência aberta e promover a transparência do processo de publicação e, desta forma, tentar motivar outros financiadores, em especial a nível nacional, a fazerem o mesmo.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial