Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Primeira comunidade energética do Porto vai nascer na Asprela

O modelo de microprodução de eletricidade para autoconsumo coletivo vai ser ensaiado através da criação da primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) do Porto, entre as habitações de mais de 180 famílias do Bairro da Agra do Amial e a Escola Básica da Agra, em Paranhos.

A iniciativa tem como objetivo fornecer energia elétrica aos edifícios onde se alojam, sendo que a energia excedente servirá os sistemas de armazenamento de energia elétrica e carregamento de veículos elétricos de utilização pública. Esta é apenas uma das propostas do “Asprela + Sustentável”, projeto aprovado no âmbito do programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, promovido pelo EEA Grants, que quer auxiliar a cidade a combater as alterações climáticas e conduzi-la à neutralidade carbónica que se comprometeu alcançar até 2050.

“Este é um projeto criativo, inovador e abrangente, que demonstra bem a ambição do Porto em participar ativamente na transição energética e na descarbonização da cidade e da região”, reconhece Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) e vereador com o pelouro do ambiente, citado em comunicado no site da autarquia.

Descrito como um “laboratório vivo”, o projeto vai ser desenvolvido na zona da Asprela uma vez que é aqui que se concentra “90% do conhecimento gerado na cidade e 20% do originado ao nível nacional”, elaboram os promotores do projeto em comunicado de imprensa.

O pacote de medidas abrange, também, o combate à pobreza energética, numa fase inicial por meio do levantamento de dados sobre esta realidade, e a participação da comunidade na gestão e monitorização da central fotovoltaica, em particular na EB1 da Agra, onde será colocado um sistema gamificado [com recurso a mecânicas e dinâmicas de jogos que propiciam o engajamento] para o efeito. O envolvimento da população será integrado, também, no Reboot, programa de reciclagem e partilha de computadores destinado a reparar equipamentos eletrónicos e, simultaneamente, a formar os participantes nesta área. Os computadores serão, posteriormente, doados a crianças de famílias carenciadas.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial