Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19PaísPolícia

Covid-19 : PSP e GNR encerram quase cem festas ilegais desde janeiro

Entre janeiro e março, período em que o país está em estado de emergência e em confinamento para fazer face à pandemia de covid-19, a PSP detetou 75 festas ilegais e a GNR 17, num total de 92.

A PSP em janeiro detetou seis festas ilegais, 41 em fevereiro e 28 em março. Por outro lado a GNR encerrou três festas em janeiro, oito em fevereiro e seis em março.

É referido pela PSP, numa resposta enviada à Lusa, que os 75 eventos detetados não se regiam segundo as regras de saúde publica em vigor, visto que estando em estado de emergência, os ajuntamentos encontram-se proibidos.

A PSP explica ainda que no inicio era verificada uma maior tendência para a organização deste tipo de festas em estabelecimentos de restauração ou na rua. Nos tempos mais recentes ocorreram sobretudo em residências particulares.

Na maioria das ocorrências as pessoas envolvidas reagem cordialmente e respeitam os policias, refere a PSP.

No entanto, em algumas destas festas ilegais, os agentes da PSP já se depararam com fugas pelas janelas, telhados ou sistemas de esgotos, bem como tentativas de afrontar os polícias com o intuito de os dissuadir de desempenho das suas funções.

A PSP explica que os cidadãos apanhados nestes eventos são multados essencialmente por não cumprirem o dever geral de recolhimento e consumo de bebidas alcoólicas.

Já a GNR tem encerrado festas ilegais que na sua maioria se realizaram em moradias, havendo também eventos que decorreram em restaurantes, propriedades alugadas e centros recreativos, existindo ainda uma ‘rave’ e uma festa numa praia fluvial.

A GNR, segundo informações enviadas à Lusa, registou um casamento com 146 pessoas e ainda festas em várias zonas do país, com 50, 30 e 28 pessoas.

Na maioria das festas a descoberta deveu-se a denúncias de ruido e quando a GNR chegava aos locais encontravam pessoas sem máscara e sem cumprirem os distanciamento social.

Desde março de 2020, Portugal já registou 16.819 mortes associadas à covid-19 e 819.698 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, de acordo com o balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O atual estado de emergência termina na próxima quinta-feira, tendo já sido decretado pelo Presidente da República o 14.º estado de emergência para o período entre 01 e 15 de abril.

Fonte: Diário de Noticias

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial