Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19

Covid-19: Linha vermelha pode ser atingida daqui a dois meses

A taxa de incidência da covid-19 cresceu ligeiramente a nível nacional, nas últimas duas semanas. Se o ritmo se mantiver, Portugal deve voltar aos 120 casos por 100 mil habitantes em “dois ou mais meses”, estima o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

O segundo relatório de monitorização das linhas vermelhas foi publicado este sábado e, de acordo com as autoridades de saúde, o país regista por esta altura uma transmissão de moderada intensidade e uma reduzida pressão nos serviços de saúde.

O documento refere ainda que o R – o índice de transmissão – tem aumentado desde 10 de fevereiro. A região do Alentejo é a única onde este indicador apresenta valores inferiores a 1, estando nos 0,99.

Na nota é ainda deixado um alerta sobre o período pascal e o início do desconfinamento, que podem interferir na situação do país, com os reflexos a serem sentidos nas próximas semanas.

É de referir que a 11 de março, na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias” ou sempre que o Rt – o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado pelo vírus – ultrapasse 1.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.917.316 mortos no mundo, resultantes de mais de 134,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.910 pessoas dos 826.928 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Fonte : TVI24

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial