Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoTransportes

Concursos para segunda linha de Metro em abril e maio

Os concursos para elaboração de projeto da nova Linha de metro Casa da Música – Santo Ovídeo e de metrobus Império – Boavista vão ser lançados a 23 de abril e 21 de maio, respetivamente, foi hoje divulgado.

A informação relativa à nova linha Porto-Vila Nova de Gaia e ao metrobus para a zona ocidental do Porto foi avançada pelo presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, na reunião do executivo portuense desta manhã.

A ligação de BRT (Bus Rapid Transit] Império – Boavista, no Porto, vai ter uma extensão de 3,70 quilómetros e sete novas paragens, ligando à rede atual na estação Boavista, com rebatimento na Estação Casa da Música, representando um investimento de 66 milhões de euros.

“A Galiza já será servida no início da Circular, na linha Rosa, por outro lado, o Campo Alegre acaba por estar implantado num ponto que acaba por servir a faculdade de Ciências, Letras e Arquitetura”, disse Tiago Braga, justificando a opção Império — Boavista, em detrimento da linha do Campo Alegre.

O novo troço obrigará à construção de uma ponte sobre o Douro, cujo concurso de ideias foi lançado a 16 de março. A nova travessia que vai nascer a cerca de 500 metros a nascente da Ponte da Arrábida, representa um investimento na ordem dos 50 milhões de euros e vai ligar o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Gaia.

Sobre a nova ponte de metro sobre o Douro, Tiago Braga revelou ainda que tem havido interesse dos “melhores gabinetes” de arquitetura do mundo em participar no concurso de ideias a nova travessia entre Porto e Gaia, que terá no júri o arquiteto Souto Moura.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial