Plataforma de Comunicação Digital

Agenda Cultural

Cartaz Cultural – Semana 28 de abril a 4 de maio

O Cartaz Cultural está de regresso para mais uma semana recheada de espetáculos, que se inicia com:

  • “Catarina Miranda – Cabraqimera” no Rivoli, no dia 28 de abril pelas 19 horas presencial e pelas 22 horas online. Pode assistir, online também, no dia 30 pelas 23h59 através do site tmp.bol.pt/live. Este evento tem um preço de 9 euros, preço presencial, e de 3,50 euros, preço online. A sua duração é de 50 minutos e está classificado para maiores de 12 anos.

Esta é uma peça de dança para um quarteto em patins sobre estados de detonação. A composição coreografa baseia-se em dispositivos de organizações especiais, relativos a desportos de velocidade, onde o uso de patins permite aceder a fisicalidade que impliquem o risco e o acidente.

  • De 28 de abril a 2 de maio “Jacques ou a submissão” no Teatro Carlos Alberto pelas 19 horas nos dias 28, 29 e 30 de abril e pelas 11 horas nos dias 1 e 2 de maio. Este evento tem um valor de 10 euros, uma duração de 1 hora e está classificado para maiores de 12 anos.

Preso num jogo de convenções sociais, onde anseia libertar-se, o protagonista deste espetáculo é conduzido, segundo Ionesco “até à mais completa submissão, onde se deve registar uma espécie de quietude biológica”.

  • Ainda no dia 28 de abril “Solistas de Remix Ensemble Casa da Música”, pelas 21 horas. Este é um evento online, acessível através do site da Casa da Música.

O ciclo de transmissões dedicadas a Philipe Manoury apresenta uma obra que explora a flauta através do digital em tempo real. A obra remete a 1987 e representou uma revolução na forma de conceber a composição com recurso a meios eletrónicos.

  • Passando para o dia 29 de abril “Deixem o Pimba Em Paz – Festival Montepio Às Vezes o Amor”, pelas 20 horas no Coliseu do Porto. O valor dos bilhetes para este espetáculo varia consoante o lugar pretendido, podendo variar entre os 12,50 euros e os 120 euros. A sua duração é de 1h30 e está classificado para maiores de 6 anos.

“Montepio Às Vezes o Amor” é uma festa da música e emoções que vai espalhar o amor por todo o país, através de nomes da música portuguesa, que fazem da paixão, o mote para esta noite.

  • Também no dia 29 de abril “Chorar de Rir”, pelas 20h30 no Teatro Sá da Bandeira. Este evento tem um preço de 7 euros. Sendo que estava inicialmente agendado para os dias 8 de março e 8 de abril, os bilhetes já adquiridos para estas datas, são válidos para a nova data, não sendo necessário efetuar trocas.

“Chorar de Rir” é um evento criado para celebrar o dia da Mulher e, por isso mesmo, as protagonistas são Laura, Joana Ramos e Inês Coimbra. Três mulheres que prometem um espetáculo descontraído e com o riso à mistura.

  • O dia 29 de abril reserva, ainda, “Camané e Mario Lagina”, pelas 20 horas no Pavilhão Rosa Mota. Este é um dos espetáculos do Festival Santa Casa Portugal Ao Vivo e, sendo um dos concertos que foi sendo adiado devido à pandemia, os bilhetes já adquiridos são válidos para a nova data. Se quiser adquirir bilhete, os seus valores variam entre os 10 euros e os 18 euros.
  • “Jorge Jácome e Marco da Silva Ferreira – Siri” estará no dia 30 de abril no Rivoli, pelas 19 horas presencialmente e pelas 22 horas online. O seu preço é de 9 euros, evento presencial, e de 3, 50 euros, evento online. Tem duração de 1 hora e está classificado para maiores de 12 anos.

Siri explora vários binómios, como o material e o imaterial, a estabilidade e a rapidez, o humano e o tecnológico, entre outros. O palco surge como sendo um campo arqueológico que guarda diferentes técnicas, usos e modos de expressar corpos.

  • Também no dia 30 de abril “Zome apresenta: We Are Together”, pelas 20 horas no Coliseu do Porto. O seu valor varia consoante o lugar pretendido e, por isso, pode variar entre os 15 euros e os 135 euros. Este é um evento com uma duração de 1h40 e está classificado para maiores de 6 anos.

We Are Together marca o regresso ao placo de diferentes áreas do entretenimento. Nomes como David Antures e The Mindnight Band, Simone de Oliveira, Pedro Fernandes, João Paulo Rodrigues, Vanessa Silva, Berg e FF vão subir ao palco, num concerto solidário a favor do IPO e da União Audiovisual.

  • Também no dia 30 de abril, e ainda no Coliseu do Porto, “North Korea Dance”, pelas 21h30, online. A transmissão será feita através do Facebook do Coliseu do Porto e, também, das páginas da organização do evento.

Sendo a Coreia do Norte um dos países mais misteriosos do Mundo, pouco se conhece sobre a sua cultura e muito menos se conhece sobre as duas danças tradicionais. Este é, por isso, um espetáculo que tenta aproximar o público dessa realidade escondida, guiada pela curiosidade e pela imaginação.

  • Ainda no dia 30 de abril “Os quatro e meia – Só mais um instante”, sobem ao palco do Pavilhão Rosa Mota pelas 20 horas no dia 30 e pelas 11 horas no dia 1 de maio. O seu preço varia entre os 12,50 euros e os 30 euros e os bilhetes que já foram adquiridos anteriormente vão válidos para as novas datas.

Neste concerto de apresentação do 2º álbum da banda “O Tempo Vai Esperar”, não faltarão os grandes singles do disco de estreia da banda.

  • Para terminar o dia 30 de abril “Classicismo Vienense – Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música”, na Casa da Música, pelas 19h30. O seu preço é de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Reconhecido a nível internacional como sendo um dos grandes intérpretes do Classicismo vienense, Leopold Hager regressa à Casa da Música para um concerto dedicado a Mozart e Schubert.

  • De 1 a 16 de maio regressa o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. Este ano, inclui 14 espetáculos presenciais e 10 online, dos quais 7 são estreias absolutas e outros 7 são estreias nacionais. Esta é já a 44ª edição deste festival e organiza-se em torno da ideia de sustentabilidade a nível ambiental, polícia, individual, entre outras e com muitas novidades á mistura também.

A grande novidade prende-se com o lançamento da plataforma digital FITEI DIGITAL, que é pioneira nas plataformas de streaming dedicadas ao teatro em Portugal. Nesta plataforma, além de poder visualizar os espetáculos que decorrerão online, também pode aceder a diversos conteúdos que estarão em constante atualização. São exemplos dos espetáculos “Estado Vegetal”, de Manuela Infante, e “Amarillo”, de Línea de Sombra ou “Os Possessos”, de Isabel Costa, espetáculos serão mencionados mais à frente neste Cartaz Cultural.

  • No dia 2 de maio “Banda Sinfónica Portuguesa”, na Casa da Música pelas 11 horas. O seu preço é de 10 euros, com desconto de 25% em Cartão amigo. Este espetáculo esta classificado para maiores de 6 anos.

A Banda Sinfónica Portuguesa visita o universo musical francês do final do século XIX e primeiras décadas do século XX. Uma viagem que divide o palco com o jovem pianista português: Raúl da Costa.

  • Também no dia 2 de maio “Manuela Infantes – Estado Vegetal”, pelas 21h00 no Rivoli. Este é um evento com um preço de 3,50 euros, uma duração de 1h30 e está classificado para maiores de 12 anos. A sua transmissão é online.

“Estado Vegetal” é um monologo cujo protagonista é uma mulher que não é um individuo, mas sim uma multidão. É um trabalho vegetal, com base no pensamento revolucionário de filósofos, que procuram investigar novos conceitos, como a inteligência vegetal, alma vegetativa ou comunicações vegetal e as suas influências em processos criativos.

  • Já no dia 4 de maio “Isabel Costa – Os Possessos – Maratona de Manifestos” em exibição no Rivoli pelas 18 horas nos dias 4 e 5 de maio e pelas 21 horas no dia 6 de maio com transmissão online. Este evento tem um preço de 7 euros, uma duração de 1h10 e está classificado para maiores de 12 anos.

7 atores interpretam manifestos diferentes escritos depois de 2000, sendo que pode ser adaptado a diferentes espaços. É oferecido ao público um mapa do lugar onde se apresenta o espetáculo, para que se possa localizar onde está cada um dos atores, para que o público possa escolher que manifestos quer ouvir.

  • De 4 a 6 de maio “Amarillo”, com transmissão online no Teatro Nacional São João pelas 21 horas nos dias 4 e 6 de maio e pelas 23h59 no dia 5 de maio. O seu valor é de 2 euros, tem uma duração de 1 hora e está classificado para maiores de 12 anos.

Em “Amarillo” uma mulher dá voz ao discurso imaginado de um homem assente, cujo destino sonhado era o El Dorado americano, Texas, nunca consumado. Jorge Vagas, encena essa ausência, onde as personagens se revelam, multiplicando caras e identidades.

  • Para terminar o Cartaz Cultural desta semana, e ainda no dia 4 de maio, “José Geadas – Novos Valores do Fado”, pelas 19h30 na Casa da Música. Este evento tem um valor de 6 euros, com 25% cartão amigo e está classificado para maiores de 6 anos.

José Geadas tem 23 anos e desde muito novo mostrou grande interesse pelo fado. Em 2006 foi o vencedor da Grande Noite do Fado de Lisboa, interpretando um tema inédito que daria mais tarde o nome ao seu primeiro disco

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial