Os concelhos de Arganil e Lamego vão recuar no processo de desconfinamento, anunciou esta quinta-feira Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, em conferência de imprensa.
No panorama nacional, a ministra destaca “um decréscimo muito significativo” dos níveis de incidência de casos de covid-19.
Resende não avançará, ao contrário dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Carregal do Sal e Paredes.
No total, há agora 12 concelhos em alerta, menos 11 face à semana anterior. Dos 23 que estavam constavam desta lista na semana passada, saíram 14, mantiveram-se cinco e sete juntam-se à lista a partir desta semana. Os 12 concelhos são:
- Albufeira
- Alvaiázere
- Castelo de Paiva
- Fafe
- Golegã
- Melgaço
- Montalegre
- Odemira
- Oliveira do Hospital
- Torres Vedras
- Vale de Cambra
- Vila Nova de Poiares
Sobre os recuos dos concelhos que passam dos 120 casos por 100 mil habitantes, Mariana Vieira da Silva disse que o Governo tem procurado, nesses casos, “focar nos problemas e testar de forma significativa para poder isolar rapidamente”, em vez de os fazer recuar no processo de desconfinamento.
“Há muitos mais concelhos a sair do que a entrar no estado de alerta. Há concelhos da região Centro ou Norte onde foi possível com rápida ação fazer testes de forma alargada e fazer com que a descida de casos seja tão rápida como a subida”, concluiu