Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19

COVID-19: Países da união europeia com acordo para manter compras conjuntas das vacinas até 2023

Os Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a acordo esta quinta-feira na manutenção de compras conjuntas de vacinas contra a covid-19 até 2023, tendo como prioridade fármacos com uma “opção larga de tecnologia vacinal”, anunciou esta quinta-feira a ministra da Saúde.

Marta Temido presidiu esta quinta-feira, a partir de Lisboa, a uma reunião de ministros da Saúde da UE na qual “foi possível encontrar uma visão comum dos Estados-membros relativamente à abordagem maioritária de que as compras conjuntas deverão prosseguir em 2022 e 2023”

A Comissão Europeia assinou hoje o terceiro contrato com a BioNTech/Pfizer para a 1.8 mil milhões de doses da vacina Comirnaty (nome comercial da vacina produzida por esta aliança germânica-americana), que assenta precisamente na tecnologia do RNA mensageiro, que transfere instruções do ADN para os mecanismos celulares responsáveis pela produção de proteínas.

Este contrato de nova geração irá exigir que a produção seja baseada na UE e que componentes essenciais sejam obtidos dentro da UE. O contrato estipula também que a partir do início do fornecimento, no começo de 2021, a entrega à UE esteja garantida, ao mesmo tempo que será mais fácil revender ou doar as vacinas”, afirmou a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, que participava na mesma conferência de imprensa, por via remota.

“Todos os outros Estados-membros terão oportunidade de comprar vacinas ao abrigo deste novo contrato. O comité executivo discutiu abertamente esta questão e fomos informados sobre isto”, acrescentou.

Atualmente, 40% da população adulta da UE já recebeu pelo menos uma dose da vacina e 17% está inteiramente vacinada. Mais de 20 milhões de vacinas estão a ser administradas semanalmente na UE comparativamente com poucas centenas de milhares nas semanas de janeiro”, acrescentou.

Fonte: TVI24

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial